-
Arquitetos: Uffizi Arquitetura
- Área: 400 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Renato Nishimura
-
Fabricantes: ACT 3D, Aruã Madeiras, AutoDesk, Fernandes Piscinas, Marmoraria Pedra Azul, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos últimos anos o escritório tem buscado explorar materiais como o aço, como principal elemento estrutural de seus projetos. Pelo fato de ser um material com características de linguagem “industrial”, sua aplicação sempre é acompanhada por alguns cuidados. Esses cuidados vão desde a mistura de materiais de referência natural, como a madeira e pedras, até o cuidado do desenho de áreas em que a paisagem, seja ela construída pelo paisagismo ou natural do entorno, se integrem, criando assim uma arquitetura acolhedora.
Localizado no interior do estado de São Paulo, na cidade de Jaguariúna, a Casa R&D, está implantada em um terreno de esquina, com o privilégio da vista para uma área verde constituída no fundo de um vale. Assim, uma das premissas do projeto foi criar uma arquitetura com aberturas voltadas para essa visual privilegiada, criando inclusive áreas abertas e externas nos três níveis do projeto: No térreo, com o jardim e piscina, desenhados para se integrar com a paisagem externa ao terreno; No primeiro pavimento, com uma varanda desenhada para a família, e finalmente; No terraço na cobertura, acessível no último pavimento da casa, para a família desfrutar a natureza que cerca a área de implantação com vista desobstruída de outros edifícios.
Outro elemento marcante ainda na composição da arquitetura, foi a escolha da materialidade da porta principal de acesso à casa, criada como um marco cromático inserido em um plano revestido de pedra ferro. Cria-se assim um convite explicito a se vivenciar essa casa por dentro.
Internamente a casa se volta para as áreas externas, com um térreo de ambientes integrados, proporcionado pelo sistema estrutural em aço e seus grandes vãos. Não somente salas e cozinha se tornam um grande ambiente, mas as áreas externas se tornam quadros naturais e vivos para serem visualizados de diversos pontos da casa. Na área de lazer, novamente o paisagismo desenhado em conjunto com a arquitetura, criam uma mescla entre natural e construído, para trazer conforto e aconchego para o lar dessa família.
Por fim, os ambientes mais privativos como banheiros e quartos também se privilegiam da exploração visual dos ambientes naturais que cercam a implantação do projeto, possibilitando aos moradores acordarem e visualizem o verde natural dos arredores ou o céu em seus dias de azul.