-
Arquitetos: PRODUCTORA
- Área: 870 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Onnis Luque
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no terraço de uma grande casa do início do século XX, no centro da Cidade do México, onde acontecem eventos culturais e festivais. Para evitar que chuvas ocasionais atrapalhassem as atividades organizadas nos três pátios existentes, o proprietário do imóvel nos pediu para projetarmos uma cobertura. Em vez de realizar três intervenções independentes, decidimos gerar uma única proposta: uma cobertura leve com mais de 50 metros de comprimento, que conecta os pátios em linha reta e configura novos espaços cobertos entre eles. Esta estrutura leve consiste em 45 treliças leves de metal, espaçadas 1,2 metro uma da outra, distribuindo o peso uniformemente sobre a construção existente, além de acentuar o ritmo e a perspectiva em todo o terraço. A seção triangular foi projetada assimetricamente para que um lado pudesse incorporar uma circulação coberta.
Os materiais sintéticos leves e industrializados, como o deck de PVC, chapas de policarbonato ou grades feitas de redes de nylon, buscam reduzir o peso da construção e gerar um forte contraste com a materialidade do edifício histórico. Dois tipos diferentes de policarbonato (translúcido e transparente) foram usados para filtrar os raios solares, mas permitindo ver o céu a partir dos pátios. Além disso, filtros de malha remanescentes da indústria agrícola foram integrados em locais específicos, de forma a mitigar a incidência solar. O ritmo geométrico da estrutura é complementado por uma segunda série de elementos, como as floreiras que transbordam sobre os pátios e delimitam os novos terraços, ou as luzes que evidenciam a intervenção na paisagem noturna da cidade.
Como alternativa a demolição de edifícios históricos - muitas vezes não listados - na Cidade do México, este projeto demonstra como estruturas valiosas podem ser reutilizadas e adaptadas com sabedoria, quando o financiamento para restauração em grande escala ainda não está disponível. O projeto explora a qualidade estética do edifício existente "tal como ele é" e otimiza essa experiência, contrastando-a com uma intervenção contemporânea.