-
Arquitetos: URBANODE arquitetura
- Área: 28 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Artlux Cortinas, Durafloor, Eliane, KWA Iluminação, L&M Serralheria, Marcenaria Nova Canaã, Mezas, SOS Vidros, Zero Máquina
Descrição enviada pela equipe de projeto. De maneira geral, quando somos contratados para fazer o projeto de um espaço de consultório pequeno, buscamos aglutinar o programa fixo. Por vezes propomos 1 ou 2 volumes que são multifacetados e ajudam na resolução de programa de forma geral. No caso desse consultório de fisioterapia e osteopatia, não necessitávamos de um espaço considerável para armazenamento, o mais importante eram as áreas livres e a fluidez enquanto conceito mais abstrato.
Em termos programáticos tínhamos que resolver a área de atendimento (e chegada), zona livre de exercícios e local de manipulação na maca (com circulação ao redor). Optamos por posicionar a mesa de trabalho e atendimento logo contígua à porta de acesso, já que a largura do espaço ali é menor por conta do volume do lavabo. As medidas foram suficientes para colocarmos duas cadeiras para pacientes e ainda assim termos uma boa circulação.
Usamos da marcenaria em compensado naval para resolver mais de um problema: a parede de acesso é aquela que tem a presença das instalações (caixa de disjuntores e interfone), e, para organizar, afastamos o painel, criando um fundo falso. Outra questão era a visibilidade da copinha (que tinha uma posição pré-determinada pela infraestrutura do prédio) que ficaria no ângulo de visão de quem entrasse e queríamos criar um filtro.
Sendo assim, prolongamos a marcenaria e engrossamos (por uma questão estética) o painel até o limite do volume da copinha. Este alinhamento é a linha imaginária que separa atendimento da zona de exercício e manipulação. É a partir desta mesma linha que optamos por trocar a materialidade para uma serralheria com pintura preta, delimitando de forma sútil as zonas de projeto. Destaque para a divisória em serralheria e vidro canelado que foi pensada para dar privacidade à maca.
Os elementos metálicos do projeto dialogam com a infra da iluminação (e laje crua pintada de branco) exposta, inclusive com a luminária redonda em chapa metálica que foi desenhada e executada por nossa equipe.
Um último detalhe importante que ressalta como as soluções de projeto foram pensadas é a coerência estabelecida em relação ao plano vertical do projeto. A altura de 2,20m é o limite da marcenaria, serralheria, espelho e prateleiras; para cima, ficam somente as instalações que são distribuídas por eletrocalhas, baixam para as paredes e correm por trás dos painéis.