-
Arquitetos: Victor Neves
- Ano: 2008
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Do arquiteto: A arquitetura contemporânea do edifício consegue uma reconhecível integração na envolvente, através de uma equilibrada matriz que utiliza volumetrias, materiais e cores que se integram no ambiente local.
No piso –1, o edifício integra uma parte da muralha de época pós medieval , encontrada após as escavações arqueológicas efetuadas no local, com acompanhamentop do IPPAR. Os trabalhos arqueológicos permitiram identificar essa porção de muralha que apresenta três fases de construção/reconstrução distintas.
A fase mais antiga de construção é a parte da muralha em taipa com enchimento de terra e pedra, compreendendo toda a face interna da estrutura. No exterior são visíveis ainda dois momentos de reconstrução, sendo utilizadas pedras argamassadas.
Dentro do imóvel a estrutura antiga apresenta dimensões aproximadas de 2,4 m de largura por 9,2 m de comprimento. Tem uma largura na zona escavada de aproximadamente 2 m., e a sua altura oscila entre 1,20 m e 1 metro.
A solução adoptada passou por deixar a porção da muralha no exterior, sob os andares superiores do edifício, enquadrada pelo jardim/logradouro e uma esquadria de vidro montada paralelamente à muralha, que constitui, simultaneamente, a parede exterior de um dos quartos.
Trecho do memorial descritivo:
“O tecido urbano de Cacela Velha e a sua estrutura edificada caracterizam-se por uma unidade visual que é fundamentalmente determinada pela unidade cromática e de texturas, derivantes das técnicas construtivas e dos materiais usados na construção dessa estrutura.
Ao contrário, as volumetrias e os alinhamentos que se observam na estrutura edificada, na estrutura espacial do espaço público ou nos elementos que definem a divisão da propriedade e os limites urbanos - caso dos muros - é bastante diversificada, como é habitual em aglomerados da mesma gênese e características.
Nessa medida, o projeto respeitou rigorosamente a cércea do edifício vizinho, embora privilegiando a diversidade de alinhamentos, nomeadamente no muro norte. Os muros são elementos onipresentes na imagem de Cacela Velha e no seu perfil. Refira-se a esse propósito que os muros da edificações vizinhas situados a leste apresentam uma extensão assinalável, que lhes confere um grande protagonismo visual, pelo que a interrupção altimétrica que é criada pelo muro proposto no presente projeto atenua a sua extensão e reforça o equilíbrio do conjunto do casario visível a norte.”