-
Arquitetos: INÁ Arquitetura
- Área: 189 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Maira Acayaba
-
Fabricantes: Brilia, Cabo Sil, Coral, Deca, La Fonte, Ladrilar, Legrand, Maria Joaquina, Rodapé Santa Luzia, Tigre, Trimble, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em janeiro de 2018, um jovem casal de Brasília nos procurou com o pedido de reformar seu apartamento em um novo empreendimento, localizado na região da Faria Lima com a Juscelino Kubitschek, em São Paulo. Depois das primeiras conversas, sabíamos que a obra teria de começar apenas em setembro, pois ainda faltavam oito meses para a entrega das chaves devido a atrasos da construtora. Aproveitamos esse tempo para estudar bem o projeto e elaborar soluções que atendessem às demandas.
O espaço do apartamento era de 189m², contando com grandes janelas piso-teto. Mantivemos boa parte do layout original, o qual continha três quartos e uma cozinha. A principal mudança foi quebrar a parede que separava a sala da varanda, o que, além de criar um espaço amplo e mais proveitoso, trouxe mais para perto a vista dos prédios do entorno.
Quebramos as paredes do quarto para empregados e corredor de serviço para acrescentar essa área ao closet do casal, o qual abriga uma marcenaria planejada e uma penteadeira iluminada por fitas de LED. O banheiro do casal recebeu piso de ladrilhos hidráulicos e uma paleta de cores neutra, assim como o restante do projeto, com a cuba em concreto e marcenaria clara.
Logo ao entrar no apartamento, encontra-se um painel de azulejo de grafismos simples em azul e branco – que faz referência à cidade natal dos moradores: Brasília. Também fizemos um painel de madeira ripada branca em laca na sala de estar, no qual estão camufladas as portas que dão acesso ao lavabo, elevador e cozinha.
A cozinha foi pensada em serralheria, com cores neutras cinza, verde e branco. Nele, criamos nichos que compartimentam os utensílios de cozinha e aumenta a largura da passagem. O lavabo também recebeu um projeto ousado: fizemos uma cuba de concreto e um espelho vertical recuado na alvenaria.
Quem entra no apartamento do Eduardo e da Clarissa percebe que o projeto combinou perfeitamente com os dois. Sua forte ligação com a estética brasiliense está presente nos quadros ao lado da TV, no desenho minimalista do mobiliário e no espaço aberto.