-
Arquitetos: J.K.A. Arhitekti, Submap
- Área: 7850 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Domagoj Blažević, Saša Tufegdžić
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, AMF, Arcelor Mittal, Bemo, Dott.Gallina, Knauf, Schüco, Seves Glassblock, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Primária Ivanja Reka está localizada em uma área onde o tecido urbano de Zagreb, Croácia, se encontra com a área suburbana. Aqui, há um conflito entre a expansão urbana e as infraestruturas metropolitanas de grande escala, como shoppings, armazéns industriais e megaestruturas. Construída ainda sobre o antigo leito do rio Sava, em terreno instável onde podem ocorrer inundações.
O bairro Ivanja Reka está localizado no extremo leste da cidade de Zagreb, próximo a um movimentado centro que reúne tráfego urbano e suburbano na entrada leste da cidade. O edifício está localizado em uma área planejada para o desenvolvimento das instalações centrais da cidade. O programa arquitetônico definiu a construção de uma escola primária para 720 alunos, com 15 salas de aula e um centro esportivo com área total de 7.850 metros quadrados em um terreno de 29.288 metros quadrados. As áreas externas incluem a praça principal e o parque, áreas de ensino ao ar livre, campos de treinamento com espaços esportivos e áreas de estacionamento.
Como o terreno está localizado no antigo leito do rio, o solo firme é encontrado somente a uma profundidade considerável. Portanto, o prédio precisava ser construído em um aterro com solo reforçado que irá protegê-lo de inundações e aluimentos. Das referidas limitações na área de construção, nasceu a necessidade de um caráter infraestrutural da intervenção.
A construção busca quebrar a distinção entre paisagens naturais e artificiais, formando um tecido unificado, um novo híbrido: uma paisagem educacional. O eixo norte-sul é concebido como um eixo de expansão do espaço público urbano com acessibilidade que varia desde pública a privada. O eixo leste-oeste abriga as salas de aula. Ao sobrepor esses dois eixos, nos pontos de encontro, o projeto cria os principais geradores urbanos da vida pública.
Os pavilhões do auditório, da biblioteca e do espaço de esportes são pontos específicos e híbridos criados pelo contato de dois tipos de trajetórias. São os melhores equipamentos públicos, disponíveis tanto para os usuários das escolas quanto para os residentes locais. A paisagem educacional funciona como um "parque social", um espaço de encontro intercultural.
A construção da escola é uma combinação de estrutura de concreto armado e aço. O edifício está dividido em três partes construtivas; escola, centro esportivo e biblioteca / auditório. A fundação do edifício é em laje com pilares profundos, visto que o solo é de péssima qualidade. A estrutura de sustentação da escola é feita com concreto armado. A construção do pavilhão de esportes e do auditório / biblioteca é feita com vigas treliçadas planas triangulares de aço.
As fachadas norte e sul são criadas em sistema contínuo de vidros, com elementos móveis ao sul. As fachadas oeste e leste do centro esportivo e do auditório / biblioteca são feitas em painéis de policarbonato translúcido. O edifício foi projetado para ser eficiente em termos de energia. São instalados sistemas avançados de aquecimento e ventilação, com bombas de calor, gás natural e um coletor solar usado como energia de aquecimento. Uma bomba de calor geotérmica com um coletor horizontal é usada como fonte de energia primária. O investimento inicial, bem como os baixos custos de manutenção e energia, serão recompensados a longo prazo.