-
Arquitetos: Bio-architecture Formosana
- Área: 7301 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:YHLAA Studio
-
Fabricantes: pomplusl
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Fengtay Foundation é uma organização sem fins lucrativos no sul de Taiwan que se dedica a promover a agricultura orgânica. O complexo conta com espaços para o escritório da fundação, laboratórios para inspeção e certificação de produtos orgânicos e um centro logístico para a limpeza e acondicionamento de produtos agrícolas.
No século 19, o tijolo era considerado um dos materiais de construção fundamentais nas aldeias rurais de Taiwan. Portanto, em uma tentativa de revitalizar o espírito da agricultura taiwanesa do século 19 e da coexistência com a natureza, a fachada faz uso do tijolo como principal elemento construtivo.
O objetivo deste projeto era representar uma reforma nas regulamentações agrícolas, o que se deu através da aplicação do tijolo de forma alternativa, desviando dos métodos construtivos tradicionais de alvenaria com argamassa. Foi criado um novo sistema estrutural conectando os blocos através de uma barra de aço, resultando em uma fachada de tijolos com uma expressão mais rica e contemporânea. Foi utilizado um espaçador de borracha entre cada tijolo para maximizar a permeabilidade geral da fachada e, ao mesmo tempo, ultrapassar o limite de altura estabelecido pelos métodos tradicionais de alvenaria.
A fim de verificar este novo método, os clientes, a equipe de projeto e a equipe de construção convidaram o Laboratório Sismológico da Universidade Nacional de Taiwan para realizar um estudo sísmico em um modelo de cinco metros de altura e um de dez metros de altura. Este estudo ajudou a entender o comportamento desta nova parede de tijolos sob atividade sísmica, o que serviu para modificar o projeto com base nos resultados.
Devido à alta permeabilidade da parede de tijolos, a fachada oeste funciona como um brise, proporcionando um efeito de iluminação poético no ambiente quando o sol da tarde atravessa os elementos vazados. A fachada de tijolos não só proporciona benefícios de economia energética, mas também comunica uma percepção renovada da estética das aldeias rurais contemporâneas.