-
Arquitetos: studioRAUCH
- Área: 247 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Claudius Müller
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto persegue uma ideia resiliente na compressão do volume de uma casa unifamiliar em três apartamentos com um total de nove habitantes: 6 adultos e 3 crianças. O objetivo do projeto não é a otimização linear do sistema e a eficiência energética, mas uma abordagem de máxima suficiência, redução criativa como princípio de concepção. Desta forma, foi criado um apartamento adequado à idosos no térreo, um dúplex com terraços e um sobrado.
De acordo com o contexto e código de obras, poderia ser construído o volume estrutural de uma casa unifamiliar neste terreno. Ao se encaixar na antiga estrutura de telhados da zona, foi realizada aqui uma reinterpretação contemporânea. O novo edifício compacto é construído deliberadamente utilizando o tijolo maciço para privilegiar a proteção térmica no verão, motivo pelo qual também optou-se pela construção do telhado em painéis de madeira sólida laminada transversalmente. Os tetos e divisórias foram feitos de concreto armado aparente, que se tornou um forte elemento no desenho.
As paredes de concreto separam os apartamentos individuais. Uma decisão consciente foi tomada com base nas propriedades maciças do material, não só por causa das questões acústicas, mas especialmente por razões estéticas. A "rocha maleável" foi deixada no seu estado original. Com a sua aparência arcaica, o concreto contrasta com o chão branco e o mobiliário de embutir em vidro branco. Os tetos também não são tratados. O tom cinzento do concreto mistura-se com a paleta de cores do interior e, em combinação com as outras superfícies, forma um todo atmosférico. O concreto parece animado, quente e proporciona um palco para objetos e mobiliário.