-
Arquitetos: Projekt V Arhitektura
- Área: 90 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Projekt V Arhitektura
-
Fabricantes: ALUKOENIGSTAHL, Hager, Hano, JAF Frischeis, Katmar, Philips, Shinnoki, Stand-ard Furniture Factory, Velux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um bairro não planejado de Sarajevo, a Casa Pela Metade consiste na reforma do térreo de uma típica casa familiar na Bósnia, incluindo a construção de um estúdio anexo. Projetada pelos arquitetos do Projekt V Arhitektura para um casal cujo marido usa cadeira de rodas, o estúdio traz uma nova tipologia para a área, misturando um local de trabalho anexo à casa e um espaço de estar coletivo.
A casa existente foi construída em 1980 e foi reformada ao longo das décadas para se adequar às necessidades, considerando a guerra na década de 1990. O resultado foi uma casa com espaço limitado e restrito para morar e se locomover em uma cadeira de rodas, e ainda, abrigar uma grande família. A Casa Pela Metade responde à esse contexto desarticulado pós guerra do entorno e da antiga casa, com uma arquitetura simples e minimalista que organiza o ambiente.
A intervenção incluí o interior de uma nova extensão que pode funcionar como um estúdio semi independente. Projetado para acomodar um possível cuidador na vida idosa do casal, o estúdio incorpora uma grande sala de jantar e estar, um terraço coberto com churrasqueira, um banheiro com ducha no térreo; e um mezanino superior, com estantes de livros embutidas, projetado para ser um espaço tranquilo e separado do restante da casa. A forma traz um telhado inclinado sustentado por duas longas paredes laterais que criam um espaço central amplo, que dá uma sensação de generosidade. As portas de correr envidraçadas estendem a área de estar e criam a sensação de um grande espaço coberto ao ar livre.
As paredes com marcenaria embutidas do chão ao teto, que cobrem toda a extensão das áreas de jantar, estar e ao ar livre, são importantes elementos para a arquitetura do anexo. Elas são tratadas como fachada, com vazios entalhados para acomodar janelas, corredores, assentos, estantes de livros, armários e um espaço para um futuro elevador que leva ao mezanino. Essa marcenaria se transforma a depender do uso: abrir armários embutidos, janelas e portas, transformar o sofá em cama ou acender o fogo do fogão, são ações cotidianas que dão vida às paredes e dão ao espaço uma sensação de dinamismo.
Os revestimentos interiores são de carvalho e introduzem a natureza no espaço, inspirando-se nas florestas da Bósnia. As paredes fazem referência aos principais elementos de madeira de uma casa tradicional local: a ‘musandera’, uma linha profunda de armários embutidos, que normalmente estão localizados ao longo do comprimento da parede, pela qual se passa ao entrar em uma sala. O mezanino também faz referência às varandas de madeira ‘divanhana’ e ‘kemarija’, espaços de transição entre o interior e o exterior localizados nos pavimentos superiores das casas tradicionais bósnias.
A segunda fase do projeto começou no início de 2021 e inclui uma reforma completa do interior da casa original, além de uma nova fachada. O Projekt V Arhitektura é um jovem estúdio de Arquitetura e Pesquisa com sede em Sarajevo e Londres.