-
Arquitetos: Steimle Architekten BDA
- Área: 6 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Brigida González
-
Fabricantes: Chemotechnik Abstatt GmbH, Findeisen GmbH, Forbo Flooring GmbH, Franz Schneider Brakel GmbH+Co. KG, GIRA, Hasselwander GmbH, Jansen AG, Kone GmbH, Liapor GmbH & Co. KG, Mermet S.A.S, Metex Metallwaren GmbH, Pollmeier Massivholz GmbH & Co.KG, RZB Rudolf Zimmermann, Raico Bautechnik GmbH, Schüco, Warema Rnkhoff SE, neuform-Türenwerk Hans Glock
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova prefeitura de Remchingen, localizada em um local proeminente, entre a rodovia federal B10 e o espaço verde ao longo do rio Pfinz, foi concebida como um novo centro de encontros e comunicações. Em sua vizinhança imediata se encontra o Centro Cultural Remchingen e uma casa de repouso, que são edifícios autônomos discretos e auto-referenciais, que não formam uma relação espacial urbana entre si.
De modo a melhorar de forma sustentável a interação e estabelecer contornos claros para o espaço público, o edifício foi projetado como um elemento urbano pentagonal, sem laterais e fundos, marcando sua presença arquitetônica tanto para a praça do mercado recém-projetada, quanto para às duas fachadas da rua. O novo edifício evidentemente se posiciona como uma casa aberta para os cidadãos, respondendo precisamente com sua forma, às importantes relações espaciais e definindo um novo centro para Remchingen. Embora se assemelhe a um edifício independente de prestígio, a sua forma deriva logicamente do contexto urbano, portanto, também faz a mediação entre os edifícios existentes. A nova praça aberta se junta ao novo conjunto de edifícios da prefeitura, centro cultural e casa de repouso para a paisagem de Pfinz.
Dada a localização proeminente do edifício, seu impacto na paisagem urbana, quando visto à distância foi uma consideração importante na determinação de suas dimensões: a altura do novo edifício de quatro pavimentos, segue a sugestão dos edifícios circundantes, mas se manifesta como um objeto discreto, os realçando de forma emocionante. Suas rigorosas fachadas de concreto isolante reforçam a sensação de solidez e ancoragem ao local. Dentro desta pele externa uniforme, cuja construção da parede à base de minerais é totalmente reciclável, as grandes janelas regularmente espaçadas com recuos profundos são claramente distinguíveis.
Os diversos usos da Câmara Municipal já são visíveis do exterior: o átrio com o gabinete de serviços municipais e a extensa área de restaurantes no térreo, o salão de casamentos com a sua galeria urbana no primeiro pavimento e no segundo, uma ampla câmara do conselho com pé direito duplo com vista para o rio Pfinz, todas com impacto no ambiente urbano. De modo a dar vida ao caráter de uma casa aberta para os cidadãos, uma planta livre com limites espaciais fluidos foi estabelecida em torno de um átrio central. A abertura espacial tangível, que é destacada pelo espaço expansivo do átrio, visa oferecer ao público a oportunidade de ver mais de perto a origem da atividade política e de vivenciar o edifício como um local público no seu melhor sentido.