-
Arquitetos: PART Architecture
- Área: 100 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Tõnu Tunnel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a torre de eletricidade Bog Foz é um exemplo único de arquitetura de infra-estrutura. Combinando folclore local, projeto arquitetônico e engenharia de infraestrutura, o Bog Fox tornou-se um marco na paisagem para uma visão holística de nosso ambiente de vida na Estônia.
Descrição geral
A torre faz parte da terceira conexão elétrica entre Estônia e Letônia dentro do plano maior para se juntar à rede elétrica e à área de frequência da Europa Continental. Está situada próximo ao bairro Risti, na Reserva Natural de Marimetsa-Õmma. Esta situação delicada exigiu uma abordagem refinada do projeto da torre proeminente.
A Bog Fox se tornou um marco notável de 45 metros de altura no chamado cruzamento Risti. Sua forma ramificada a torna única de cada lado. A aproximação a ela na rodovia marca a chegada do visitante à fronteira do condado de Lääne e ao cruzamento das estradas Ääsmäe-Haapsalu e Risti-Virtsu.
Conceito
Utilizando ferramentas digitais e métodos de projeto integrados, a experiência dos arquitetos, engenheiros e fabricantes foi combinada em um modelo de projeto sinérgico para encontrar a melhor solução. O projeto foi baseado na simplicidade. Seus três apoios e dois ramos são criados através da intersecção de quatro linhas. O comprimento, a direção e a posição relativa dos eixos se originam dos requisitos geométricos estabelecidos pelas linhas elétricas e as necessidades estruturais particulares. Dos resultados da otimização algorítmica, foi selecionada a forma esteticamente mais agradável. As seções transversais do perfil correspondem às mudanças nas forças internas e assim criam uma forma esteticamente orgânica com um custo mínimo de material. A fim de enfatizar a forma, foram criadas transições suaves entre os ramos.
Construção
A Bog Fox pesa mais de 30 toneladas enquanto uma torre de malha regular pesa cerca de 26-27 toneladas. Como o coeficiente de segurança da estrutura é muito mais alto para um torre de projeto do que uma versão padrão, o projeto do Bog Fox é na verdade estruturalmente mais eficiente do que um torre de treliça comum. Ele é forte - a força em seus pés pode chegar a 300 toneladas, o diâmetro máximo é de 1,66 metros e a espessura máxima da parede é de 22 mm. A vida útil de um torre é de cerca de 50 anos, e, na realidade, pode ser muito mais longa. A primeira torre de desenho estoniano foi fabricada na Romênia e transportada em 11 peças por três caminhões. A estrutura de aço resistente às intempéries tem um material limpo que forma sua própria camada protetora de pátina, o que a torna completamente livre de manutenção.