Descrição enviada pela equipe de projeto. A solução para uma praça pública com quiosques modulares localizada na histórica cidade de Baroque, em Varaždin, na Croácia, busca enfatizar e preservar a identidade do lugar, e, ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade, e a produção manufatureira e artesã local. O projeto busca destacar um novo tipo de abordagem, se inserido no histórico tecido urbano da cidade, e ao mesmo tempo criando um local funcional e inspirador para os cidadãos e turistas. Com o passar dos anos, essa área passou por uma transformação e se tornou um importante local para artesanato. Buscando enfatizar suas potencialidades, o projeto oferece uma abordagem sensitiva que pode nutrir e preservar a identidade espacial do lugar. O projeto também oferece novas possibilidades com um espaço público dinâmico, flexível e adaptável a diferentes tipos de eventos.
A relação do espaço com o meio ambiente, as qualidades espaciais e formais, a expressão moderna, que contraria os valores ambientais históricos e, principalmente, a racionalidade no conceito e na solução são alguns pontos a se destacar no projeto. O conceito urbano valoriza a relação entre a praça como espaço livre, enquanto os quiosques modulares, posicionados nos limites do terreno, são destinados aos artesãos locais, retendo, assim, o caráter do ambiente e se integrando a ele. O projeto contempla um espaço público destinado à apresentações, sessões educativas e, também abriga espaços livres abertos para pedestres.
O módulo do quiosque foi projetado para ser aberto em três lados, com uma plataforma externa que estrutura e enfatiza a linearidade da composição. O espaço central é liberado e oferece inúmeras organizações possíveis. Como ponto de encontro, o espaço aberto da praça é enriquecido com vegetação vertical, que cria sombra para as áreas de estar e proporciona aos usuários uma experiência confortável.
O projeto oferece uma solução urbana adaptável, além de quiosques modulares e flexíveis, para acompanhar a rotina e a realidade dos artesãos. Os arquitetos propõe uma solução que incluí estruturas de aço, painéis de parede perfurados, além de fechamentos em madeira no exterior, painéis de parede de compensado perfurado e prateleiras que são ajustáveis no interior, oferecendo a possibilidade de diferentes configurações para qualquer futuro usuário. Para flexibilidade geral do espaço, o mobiliário urbano adicional e os elementos móveis na praça permitem que o local seja criado de acordo com as necessidades do usuário.
Os quiosques formam ambientes distintos em diferentes períodos do dia e da noite. Depois de aberto, fica visível a linguagem minimalista com acabamentos naturais, para fazer sobressair os produtos. Quando fechado e não utilizado, o material externo rosa vivo na fachada se mistura com o ambiente. A adoção de práticas sustentáveis, ainda que neste caso em pequena escala, terá um impacto significativo a longo prazo para os usuários e para o artesanato no centro histórico da cidade de Varaždin.