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Arquitetos: Iegor Shtefan, urban curators
- Área: 490 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Bohdan Poshyvailo, urban curators
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão do Revolution of Dignity Museum é um projeto de curta duração para reanimar a transformação da paisagem circundante. Desde 2018, quando os dois melhores projetos para o Edifício do Memorial for the Heavenly Hundred Heroes foram selecionados através de concursos, nada aconteceu. Enquanto a memória coletiva dos eventos recentes ainda espera pelos espaços abrangentes, as pessoas vão ao local todos os dias para lembrar e reunir-se. Além disso, a State Intuition e o Museum of Dignity, requer o espaço para eventos e atividades. A melhor ideia é fazer a transformação justamente no espaço da construção do futuro Museu, a 150 metros da Praça da Independência. O evento que desencadeou o projeto para o pavilhão foi o 5º aniversário da Revolução, em 21 de novembro de 2019. Fomos convidados para o projeto um mês e meio antes desta data.
Ao nos encontrarmos neste complexo quadro de prazos e contexto político, percebemos que seria um grande momento para desafiar a Instituição Nacional com uma experiência arquitetônica. O local no qual será construído o pavilhão tem uma longa e complexa história. Até certo ponto, sua condição reflete nossa sociedade de hoje - um canteiro rompido com inúmeros alicerces incompletos de tentativas anteriores de criar algo novo. É difícil contar estas inúmeras tentativas de desenvolver o local, desde propostas para um complexo multifuncional até projetos de uso residencial.
Agora, parece que todos concordam que apenas um museu pode estar neste lugar, este museu em particular. Obviamente, antes da construção de um museu, ainda há muito a ser feito. Acreditamos que a intervenção temporária é um instrumento relevante para diminuir as longas expectativas e para lançar uma luz sobre o processo por trás das soluções arquitetônicas. Tornar o local acessível ao público antes do início da construção formal é tão necessário quanto apresentar um render arquitetônico. Permitir ao visitante estabelecer uma relação pessoal com o local através de exposições temporárias, além de garantir que o museu se apresente no espaço público deve ser a missão inicial para a ideia do futuro museu, fazer com que ele viva nos corações e mentes dos ucranianos antes mesmo que eles sejam capazes de entrar no museu construído e terminado.
Criar um museu para a Revolução da Dignidade é um empreendimento enorme. Embora o entusiasmo pós-Maidan tenha cessado para a maioria das pessoas, alguns continuam apesar de todas as dificuldades. Construir uma instituição cultural é uma maratona, não um sprint. A construção de um edifício para tal instituição é apenas uma etapa de muitas. Em seu livro, "Urbanismo Tático", Mike Lydon e Anthony Garcia argumentam sobre a importância de intervenções temporárias para o processo de planejamento formal. Enquanto o processo formal de construção do Museu permanece atrasado, um pavilhão temporário - o Cube - servirá como um espaço museológico.
O andaime em sua linguagem arquitetônica diz: "Estamos prontos para a construção"! O que poderia ser mais temporário que um andaime? Um projeto que nunca foi concebido para durar para sempre talvez seja a melhor ferramenta para a transformação temporária, além de permitir a máxima flexibilidade. Precisa de mais espaço? Adicionado. Precisa de menos? Desmontado. Tudo isso pode ser feito muito rapidamente. Em nosso caso, levou um mês desde a ideia até sua implementação. A forma cúbica é a mais universal possível - a caixa definitiva. Ela pode ser estranha ao ambiente, mas, ao mesmo tempo, é a mais contextual. Sem ela, o terreno é apenas um canteiro de obras sem forma; com ela - uma paisagem. Uma galeria em espiral dentro do cubo surge ao redor do átrio.
O átrio apresenta um palco quadrado que ocasionalmente se torna um espaço para eventos, um auditório ou um espaço comunitário. Esta estrutura esquelética de vários níveis é uma alegoria da "Yolka" (árvore de Natal), que as pessoas escalaram durante a Revolução da Dignidade para ver os eventos ao redor. Mais tarde, os manifestantes a cobriram com banners, cartazes e slogans políticos. O novo espaço é uma continuação desta prática revolucionária.