-
Arquitetos: 3+1 Architects
- Área: 11950 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Tõnu Tunnel
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia principal do edifício era adequar-se ao ambiente envolvente, criando também um contexto completamente novo para a cidade de Narva, Estônia. O conceito arquitetônico consiste em duas partes. A primeira trata da conexão entre a tipologia e a localização do edifício, e a segunda trata da forma como a estrutura estrita e uniforme do edifício e a mudança flexível contrastante da paisagem se encontram.
O centro de estudos tem um significado simbólico para a Estônia, para a cidade de Narva e para as instituições de ensino fornecidas. Para além da sua relevância ao nível da segurança interna e da política regional, o projeto destaca-se também por suas soluções únicas - é simultaneamente uma grande construção em madeira e uma construção em concreto.
Logo depois que os resultados do concurso de arquitetura foram anunciados e o processo de projeto foi iniciado, ficou claro que nosso principal desafio seria garantir os requisitos de segurança contra incêndio da construção em madeira. Por outro lado, o uso de madeira também tinha um significado simbólico para a Academia, uma vez que haviam recentemente concluído uma pesquisa aplicada que serviu de base para as alterações, há muito aguardadas, nos regulamentos de segurança contra incêndio da Estônia, fornecendo soluções de construção para os edifícios públicos em madeira.
Como o Centro de Estudos de Narva é uma instituição educacional com funções públicas e também uma residência temporária, o prédio precisava oferecer uma sensação digna e aconchegante. Embora seja um edifício de uma instituição “paramilitar”, integra-se perfeitamente no ambiente urbano que o rodeia.
Os dois andares inferiores do edifício contam com uma estrutura de suporte de concreto, enquanto os painéis de parede e teto CLT fornecem os elementos de suporte de carga nos três andares superiores. Ficou claro, já durante o processo de projeto de inscrição no concurso, que este tipo de tipologia favorece uma divisão de construção onde os pavimentos de concreto formam a fundação e a construção de madeira é a solução ideal para os níveis residenciais.
Embora proteger a madeira no clima local durante a construção requeira um cuidado especial, em termos de tempo, os elementos de madeira pré-fabricados ainda oferecem uma vantagem considerável. Toda a estrutura de madeira foi montada em três meses e poderia ter sido concluída ainda mais rápido, caso fosse necessário. A fachada residencial é revestida também de madeira e a construção dos pavimentos utilizou no total 727 elementos de madeira laminada cruzada produzidos na Estónia com um volume líquido de 2113 m³, tornando-se o maior edifício público de madeira da Estónia.
O edifício considerou os requisitos para o edifício com energia quase nula, enquanto a orientação norte-sul também oferece boas condições de vida. O novo centro de estudos, como um todo, é marcado pelo baixo consumo de energia, já que os materiais de construção renováveis, o volume compacto e econômico, a energia solar produzida localmente e a recuperação de calor residual do sistema de reciclagem de água cinza garantem um baixo consumo de energia ao longo do ciclo de vida do edifício.
As formas acentuadas do paisagismo em frente ao centro de estudos escondem as funções internas com diferentes níveis abrigando os espaços que necessitam de camuflagem. Os terraços ao redor do edifício oferecem áreas para várias atividades ao ar livre, ao mesmo tempo em que servem como proteção ao longo do perímetro do edifício.
O edifício é constituído por um centro desportivo público, áreas semi-públicas para seminários, áreas de treino, descanso e trabalho fechadas ao público e área residencial privada. O subsolo acomoda uma piscina de 25m com oito raias, sala de treinamento, academia e banheiros. O terreno próximo ao prédio abriga o estacionamento de veículos de serviço e o campo de tiro de 25 metros, juntamente com a área de tiro tático de 180°. O nível da rua acomoda o hall, as salas de aula, as áreas de trabalho e de descanso. Os espaços residenciais privados com áreas de cozinha e sala de estar comuns estão no átrio no meio do edifício acima do centro de estudos no segundo, terceiro e quarto andares.