-
Arquitetos: LIS design studio
- Área: 120 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Yevhenii Avramenko
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em geral, proprietários de cafés e restaurantes têm como principal objetivo proporcionar as mais deliciosas comidas e bebidas aos seus clientes. Ao mesmo tempo, o trabalho do arquiteto e designer que se dedica a construir esse espaço de consumo visa uma boa atmosfera com um toque de modernidade. Os proprietários e os arquitetos conseguiram atingir seus objetivos no projeto do neo-bistro e bar Late Breakfast Club. Localizado em Lviv, na antiga fábrica da Kinescope, o restaurante se apresenta como um espaço agradável, onde os potenciais clientes se tornam consumidores diários.
Os proprietários demandavam por um espaço que atraísse o público em uma variedade de eventos diferentes, indo de reuniões de trabalho a festas, além, logicamente, de um espaço que os visitantes pudessem desfrutar de refeições deliciosas. O objetivo do projeto era garantir o máximo de transparência possível, do salão à cozinha. Os arquitetos do Lis Design Studio trabalharam nessa ideia e materializaram o projeto para o Late Breakfast Club.
O fluxo de trabalho foi restrito ao curto prazo e ao orçamento, o que também influenciou a estratégia geral do projeto. Tanto o espaço, quanto o mobiliário foram projetados pelos arquitetos e o processo inteiro foi finalizado em dois meses. "Neste projeto, nós queríamos demonstrar nossa atenção aos detalhes e as habilidades de variar os materiais e formas do mobiliário. O desafio era fundir nossos interesses com a versatilidade do espaço", afirmam os arquitetos.
O trabalho começou com a restauração da fachada, a qual ficou abandonada ao longo dos anos de cuidado dos antigos proprietários. Durante a fase de demolição, os arquitetos entenderam o pé direito máximo do interior (5 metros), e usaram isso como parte fundamental do projeto, permitindo aos visitantes desfrutar da transparência e leveza do espaço. A fachada é feita de vidro e metal, em um trabalho artesanal, e tem uma parte móvel, que permite o restaurante a se abrir para a cidade, estendendo o interior ao exterior. O elemento exterior arredondado é revestido à mão em ladrilhos de cerâmica, e destaca a entrada principal do restaurante. O salão interno é dividido em dois, no térreo a atmosfera da cidade predomina, enquanto no primeiro pavimento a atmosfera de um lounge mais restrito se destaca. O local contém vários elementos interiores personalizados.
As mesas deste projeto foram feitas sob medida, fabricadas com estrutura de aço, com superfície de alumínio e laterais adornadas com madeira. A iluminação dessas mesas foi pensada para criar uma sensação mais intimista. As mesas próximas à janela são feitas de madeira revestida com laca para dar mais estabilidade. Uma outra mesa, localizada no primeiro pavimento, comunitária e com 3 metros de comprimento, é feita de azulejos azuis brilhantes e apresenta uma lâmpada embutida.
Grande parte da iluminação do projeto também é feita sob medida, produzida por sopradores de vidro e serralheiros locais. O interior do restaurante destaca elementos importante, como as luminárias e as cadeiras, que foram encontradas próximas de Cracóvia, na Polônia, na coleção de um arquiteto. Outros elementos foram trazidos de cidades Ucranianas, e, somados ainda às plantas, fazem do Late Breakfast Club um lugar ainda mais interessante. A maior comprovação disso é que os clientes são frequentadores assíduos.