-
Arquitetos: Störmer Murphy and Partners
- Área: 11305 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Rainer Taepper
-
Fabricantes: Eternit, Mocopinus
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Worpswede, lar da mais significativa colônia de artistas do norte da Alemanha, foi desenvolvido um novo bairro residencial. Em cooperação com investidores locais, elaboramos um conceito de habitação contemporâneo como alternativa aos tradicionais complexos habitacionais uniformizados das periferias suburbanas.
Criar uma arquitetura moderna e um conceito de planejamento urbano que promovesse uma vizinhança e comunidade com base em fundamentos sociais e solidários para todas as idades foi uma tarefa importante, juntamente com a demanda por preservação do clima e do meio ambiente visando uma construção e vida sustentáveis. Foram construídas vinte casas geminadas duas a duas, dois blocos de três casas geminadas, e cinco edifícios de apartamentos cada um com quatro unidades, organizados em grupos em torno de pátios comunitários. Na parte central to terreno há um centro comunitário que acomoda um abrigo para idosos e uma creche.
O desenho geral do conjunto, com telhados marcantes de duas águas e materialidade uniforme com elementos de madeira aparente na fachada, confere uma identidade inconfundível que é ao mesmo tempo homogênea e distinta. As casas geminadas usam madeira sustentável em conformidade com a norma KFW 55, selo local de eficiência energética nas construções, podendo assim ser pré-fabricadas a baixo custo e construídas em poucos dias.