-
Arquitetos: Lorena Troncoso Valencia
- Área: 240 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Gustavo Burgos
-
Fabricantes: Algifol, Feltrex, Ferrex, Joist LP
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cabana do Rio Lava é uma espécie de registro entre o encontro da lava e da floresta, entre a madeira e a pedra, é uma espécie de amálgama de volumes, vazios e plataformas que se justapõem.
Os volumes salientes com seus ângulos pronunciados conferem à obra um caráter robusto e bruto, mas que torna-se leve com a combinação cromática.
Muitas situações formais acontecem; Observa-se um paralelepípedo alongado, truncado na parte superior e recortado em uma das extremidades. Sobre ele, é justaposto assimetricamente um volume regular em balanço na parte frontal e apoiado na parte posterior, sobre o qual é anexado um pequeno volume segmentado e suspenso, que por sua vez luta com a presença de outros fortes elementos. Na parte frontal existe um amplo e espesso terraço que une virtualmente os dois volumes.
O projeto é desenvolvido em três níveis, acessados através do segundo nível funcional, deixando o primeiro para a instalação de elementos de serviço. O acesso ao projeto é feito lentamente por uma rampa paralela ao terraço aberto, que se conecta com os espaços comuns (sala de estar, sala de jantar e cozinha). A área privativa do segundo andar é acessada por uma conexão vertical, separada do primeiro pavimento.
O projeto se desenvolve no sopé do Vulcão Nevados de Chillán, na região cordilheira de Las Trancas, município pertencente ao distrito de Pinto. A área cercada por montanhas próximas oferece um panorama paisagístico variado durante o ano, com a mistura entre floresta decídua e perenifólia. A presença da neve faz com que a cabana se comporte de forma estática, como uma espécie de refúgio estóico que observa à medida que o exterior muda.
A estrutura da base perimetral é em concreto armado, sobre a qual os volumes principais são estirados em aço, preenchidos e revestidos a madeira. A variabilidade volumétrica externa é suavizada e regularizada internamente.