-
Arquitetos: decaARCHITECTURE
- Área: 2800 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Yiorgis Yerolymbos
-
Fabricantes: AEON, Alumil, Artemide, Boffi, FLOS, Gaggenau, Hunza Outdoor Lighting, Sight Specific, Toscot
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada na ilha de Milos, nas Cíclades, Grécia. Seu significado é melhor compreendido em seu contexto mais amplo. É a mais recente adição a um projeto denominado "Currais de Voronoi", que começou há dez anos e atualmente cobre uma área de 90.000 metros quadrados.
Como um todo, o projeto é um esforço contínuo para integrar a onipresente "casa de férias" das costas do sul da Europa em um contexto social, cultural e econômico mais amplo. Em vez de render vastas extensões de terras selvagens e agrícolas às pressões da indústria do turismo, estes currais reinterpretam o patrimônio local de criação de territórios para a coabitação e preservação mútua do selvagem, do rural e do doméstico.
Preservar a diversidade de usos e a produtividade da terra significa um envolvimento e intercâmbio contínuo com a comunidade local e sua economia, além do período de tempo limitado das temporadas de férias. É um modelo para a existência simbiótica da paisagem tradicional viva e produtiva e das necessidades e características idiossincráticas da "cultura do lazer" contemporânea.
Esta residência é o maior ambiente doméstico do complexo. A sua organização deriva da manipulação paramétrica do diagrama de Voronoi, formando diferentes espaços que se assemelham a um grupo de células. Cada célula corresponde a uma utilização claramente definida, seja um pátio exterior, uma cobertura que proporcione sombra, um espaço comum, um quarto ou um espaço auxiliar. Do lado de dentro, o teto de cada célula se dobra em direção ao seu ponto central, onde é atravessado por uma claraboia circular.
As claraboias são operáveis e, em conjunto com o telhado verde, sombreamento exterior e paredes exteriores espessas, contribuem para reduzir as necessidades energéticas da casa. Como os outros currais, a Casa Hourglass Corral possui um muro de pedra que separa e protege áreas silvestres e agrícolas umas das outras. No interior, o seu cultivo é dedicado a espécies de plantas mediterrâneas utilizadas para a extração de óleos essenciais. As células de cultivo cobrem todo o curral, incluindo os telhados das edificações, fazendo com que os volumes da casa se misturem à paisagem.
De cima, o principal indício de habitabilidade vem das claraboias circulares, enquanto a diferença entre os telhados verdes revela as células - a organização subjacente do projeto.