-
Arquitetos: X11 Design Studio
- Área: 470 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Quang Tran
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Dulux, Toto, Xingfa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na cidade de Kon Tum, próximo ao rio Dak Bla, Vietnã. A casa foi construída em um terreno de 8.4x56m, voltada para uma rua movimentada. Neste contexto, os edifícios locais vêm perdendo sua identidade arquitetônica tropical, fazendo com que o impacto do ruído e da poeira penetre no espaço.
Ao abordar este projeto, estamos interessados nos impactos negativos das condições naturais e sociais. Assim, mantivemos o antigo poço de água que existe há muitas gerações. O espaço ao redor deste poço é convidativo, ajudando a conectar as pessoas com a natureza e mantendo os membros da família unidos. As zonas funcionais são dispostas longitudinalmente, separadas do ambiente urbano caótico.
O espaço verde é uma zona de amortecimento cujo objetivo é evitar o ruído e a poeira devido à proximidade com a rua. A fachada dupla ajuda a sala de estar a reduzir o impacto da radiação direta do oeste, mas também permite que a luz natural e o vento penetrem. A primeira função é o espaço comum da casa, um grande cômodo conectado à zona de leitura e ao altar superior.
Aqui, os raios solares mudam constantemente durante o dia, o que torna a casa mais animada e atraente. A utilização de paredes rústicas de tijolo, cerâmicas artesanais em combinação com madeira natural e azulejos yin-yang tornam o espaço mais simples e aconchegante. Alguns lugares pontuais receberam um pouco de cor o que caracteriza o país. Um corredor que se abre para a natureza e envolve o antigo poço de água se conecta com os espaços privativos posteriores.
O sistema de ripas de madeira, tijolos vazados e claraboias fazem com que os blocos funcionais tenham fácil acesso à natureza, garantindo a privacidade de cada espaço. No final do terreno existe um grande jardim onde as crianças brincam e a família se reúne. A casa é um gesto de espaço e tempo. A edificação usa materiais antigos e novos, materiais naturais que são tratados a um nível suficiente para não perderem a sua atmosfera inerente. O valor central que o projeto tenta alcançar é a conexão do presente, do passado e do futuro, entre as pessoas e com o meio envolvente.