-
Arquitetos: Cox Architecture
- Área: 8000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:John Gollings
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Teatro Sydney Coliseum é um espaço multiuso para espetáculos, com capacidade para duas mil pessoas, localizado na crescente região oeste de Sydney.
A forma do coliseu é distinta: uma cortina de concreto fluida se estende através dos foyers e ao redor do auditório, criando um movimento fluido que intriga, atraindo os espectadores para as performances que ocorrem dentro dele. Vistas parciais através da cortina de concreto são acentuadas através de elementos verticais de vidro que revelam cenas do bairro ao redor. O concreto branco cintilante brilha suavemente durante o dia, e à medida que a luz diminui, o brilho da performance ilumina o céu noturno. A narrativa conceitual para o projeto deriva do conceito de transcendência, com a viagem do mundo externo para a magia da performance refletida através da forma, materialidade e cor.
O projeto rejeita a ornamentação supérflua e emprega um uso propositadamente restrito de três materiais primários: madeira, granilite e gesso. A dramática interação entre mezaninos em camadas e as escadas corridas cria uma qualidade sinfônica para o interior, imbuindo o coração e a alma das apresentações em cada centímetro de sua forma construída.
Uma generosa escada conecta o átrio em suas diversas camadas, criando diferentes pontos de vista para captar a atmosfera carregada antes da calma silenciosa do levantar das cortinas para cima. A paleta aumenta o drama à medida que se adentra no teatro - aumentando a expectativa do público pelo que está dentro. O espaço muda dramaticamente de uma fachada revestida de marfim e pisos de granilite cinza para uma face fluida de madeira, envolvendo o volume central em um espaço de espetáculo escuro, onde toda a atenção está no centro do palco.