-
Arquitetos: Powerhouse Company
- Área: 407 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Sebastian van Damme
-
Fabricantes: Focus
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma planta em formato de U, a Villa JM se apresenta com uma fachada de pedra secreta para o mundo, revelando apenas um vislumbre tentador de seu interior na forma de seu pátio central. Inspirados pela localização, um extenso terreno arborizado no sul da Holanda, posicionamos discretamente extensões de vidro para oferecer aos nossos clientes o melhor das vistas naturais, enquanto os volumes fechados oferecem privacidade. A pedra natural e a madeira adicionam profundidade ao projeto do volume térreo, que combina linhas retas sóbrias e volumes monumentais com curvas sedutoras e peles de vidro sinuosas.
Retiro da floresta. Vista da estrada, a Villa JM é um bloco pesado de pedra, perfurado apenas por uma grande abertura. Esta abertura monumental revela o jardim do pátio interno, e trechos do interior aconchegante. Ao elevar todo o edifício, incluindo todos os terraços, cerca de 40 cm acima do solo, aumentamos a sua monumentalidade e a presença na paisagem, enquanto, configuramos diversos terraços integrados. O jardim com peles de vidro traduz a paisagem circundante em um contexto doméstico. Um pequeno anexo abriga a garagem de bicicletas, canil e um estacionamento coberto.
A leveza do ser. Enquanto os pesados volumes de pedra e as linhas retas austeras lembram um retiro sereno, as linhas curvas e as peles de vidro evocam a leveza do ser. Este último surge especialmente na sala de estar, que é totalmente delimitada pelo vidro. Apenas uma pequena seção, detalhada na fachada em mármore, está fechada. Superfícies de gesso branco simples e móveis embutidos cuidadosamente elaborados ampliam a identidade da planta livre.