Descrição enviada pela equipe de projeto. A oportunidade de construir uma pequena praça associada a um edifício de serviços no Parque Arqueológico Molinete é uma chance única para investigar os materiais que historicamente foram manipulados em Cartagena. O esparto, vegetação relacionada aos campos da Cartago-Spartaria e à navegação, com sua fibra trançada, passa a ser um dos protagonistas do projeto. Também aço e madeira que em épocas diferentes falam da construção naval nos estaleiros de Cartagena. Nesse sentido, é um projeto evocativo.
Mas é também um projeto mediterrânico que valoriza as superfícies sombreadas, as brisas humedecidas e o prazer de nos colocarmos numa posição ambígua em relação ao edifício, nem interior nem exterior, mas sim entre os limites.
O projeto está estruturado em duas peças, a primeira é um vórtice na circulação dos visitantes do Parque Arqueológico que contém uma saída, uma loja e um local de descanso, mas também resolve a circulação de pessoas com dificuldades motoras. É uma peça construída em chapa de aço de 10mm e madeira e é complementada por uma pequena piscina que refresca e trabalha com som.
A segunda peça é um quadrado de madeira com tramado em fibra natural que protege do sol e da luz forte do Mediterrâneo. É, portanto, um lugar de descanso à sombra. Uma fortaleza para descansar e se refrescar depois de algumas horas visitando o sítio arqueológico. Esse projeto é um espaço que, por fim, causa alívio.