-
Arquitetos: atelier RUA
- Área: 280 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Francisco Nogueira
-
Fabricantes: Swisspearl
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, de forma irregular e cerca de 10.500m2, desenvolve-se numa encosta exposta a sudoeste, onde é possível observar a costa algarvia. Destaca-se a sua vegetação composta por alfarrobeiras, oliveiras, aroeiras e amendoeiras, que nos remetem para a tradicional serra algarvia. Na zona central da propriedade, numa área de maior declive, localiza-se um pequeno núcleo habitacional com 100m2, no qual são reconhecíveis os elementos que caracterizam a arquitetura tradicional algarvia, como volumes bem definidos, a chaminé e a açoteia com molduras em relevo.
O projeto, reformula a construção existente, concentrando nela todas as áreas sociais (cozinha, sala de estar e jantar) que ficam em contacto direto e de nível com a nova zona de lazer exterior. Abaixo desta cota, desenvolve-se uma nova área de construção e ampliação, onde se localiza a zona mais privadas da habitação com quatro quartos. Situando-se a uma cota inferior, este novo volume com 150m2 de construção, permite ter maior privacidade nos quartos e não bloqueia visualmente a relação do edifício existente com a costa algarvia e a sua privilegiada orientação solar. Desta forma, quando se usufrui dos espaços sociais e exteriores, a antiga casa destaca-se, enquanto a nova construção não se vislumbra.
Todos os quartos são servidos de um pequeno pátio privado que amplia a área interior para exterior mantendo a privacidade. O acesso principal à casa faz-se pela estrada que se inicia no sítio de Estiramantens e se desenvolve para Norte. A partir desta estrada é possível observar o conjunto, com a casa pré-existente a coroar a nova construção, de natureza contemporânea, mas que reflete e reinterpreta os arquétipos visuais, físicos e espaciais da arquitetura tradicional algarvia.