-
Arquitetos: RUHM Architekten
- Área: 1880 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Andreas Kraus
-
Fabricantes: Josko, Kotrnec, Speiser
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este centro de reciclagem e gestão de resíduos é um projeto da associação comunitária para a proteção ambiental de St. Pölten, na região da Baixa Áustria, com um objetivo: transformar antigas áreas de descarte de resíduos em uma infraestrutura para a coleta e separação de materiais recicláveis na comunidade local, espaço que mantém as cidades, vilas e vidas funcionando como deveria.
O projeto consiste em duas estruturas: um edifício de serviços em madeira e concreto, com uma área pública elevada a 1,70 m acima da área operacional, e que é visualmente ligada por uma parede de concreto. De acordo com a finalidade do edifício e a abordagem de zero desperdício do cliente, a escolha dos materiais foi feita da forma mais ecológica, econômica e de baixo impacto possível. O projeto emprega grandes peças que são construídas em madeira laminada, e também outros elementos feitos de aço, de concreto armado, e com isolamento ecológico. Além disso, o projeto também incluí um telhado verde, energeticamente eficiente, movido a energia solar, e que pende sobre a estrutura, sombreando com vegetação e auxiliando na coletando água da chuva.
A logística da construção foi o principal critério de projeto. A parte principal do edifício é aberta, de acordo com a sua função. A longa estrutura horizontal espelha a circulação de veículos e processos de gestão de resíduos, intuitivamente planejados para a máxima eficiência, garantindo espaços suficientes para os containers de resíduos e um tráfego ininterrupto, uma zona de manobra para as operações. Os recipientes de coleta são enchidos no local pelos clientes e posteriormente transportados pela empresa de descarte para processamento.
Para garantir a proteção das intempéries para a seleção e os processos de carregamento, a área dos contêineres de coleta é coberta. A fachada principal, voltada para o espaço público e também para a área de operação, é aberta e a administração é integrada ao meio, permitindo uma melhor visão dos processos. Em áreas separadas é planejado o descarte de óleo, baterias, resíduos elétricos e perigosos. O prédio é complementado por uma área coberta de carregamento de resíduos verdes e de compostagem.