-
Arquitetos: Aristides Dallas Architects
- Área: 140 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Evelyn Foskolou, George Messaritakis, Berlin, Panagiotis Voumvakis
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirada na arquitetura tradicional dos volumes de pedra de Tinos, bem como na forma como todos os acréscimos eram efetuados de acordo com a altura, a residência em Triantaros passa a ser notada em dois níveis.
Tendo adotado a abordagem subtrativa e procurado o mínimo de intervenção possível na paisagem global, a proposta arquitetônica, contemporânea mas criticamente tradicional, consiste na integração harmônica de um cubo em concreto de face plana que paira sobre o maciço rochoso existente.
Além de um ponto de cessação no envoltório externo, a abertura horizontal que se forma entre a estrutura antiga existente e a nova, também cria uma zona transparente, fornece muita luz natural para o espaço e cria evasões visuais. Desta forma, consegue enquadrar a vista do horizonte.
Ao mesmo tempo, a grande abertura quadrada que se desprende da estrutura de pedra em frente à sala, funciona como um biombo que libera a vista enquanto forma uma pequena berma - sala exterior - no pátio. Este é o ponto de ligação do “dentro” com o “fora”.
A pedra Tinian existente do térreo é alternada com o gesso ocre das adições, na tentativa de se criar uma distinção clara entre o antigo e o novo. A residência apresenta, portanto, um vocabulário arquitetônico contemporâneo, em uma mistura harmoniosa das características tradicionais e modernistas da Grécia.