-
Arquitetos: Studio Gang
- Área: 11000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Tom Harris
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado ao longo do Rio Rock, adjacente ao campus da universidade e próximo ao centro de Beloit, o projeto combina um conjunto de edifícios históricos que antes compunham a Central Elétrica Blackhawk (construída entre 1908-1947) com uma nova instalação.
O projeto preserva as características arquitetônicas e equipamentos industriais da estrutura original, enquanto incorpora práticas sustentáveis e espaços de encontro animados, que motivam os alunos a se misturarem uns com os outros e com a comunidade de Beloit em geral.
Uma pista suspensa de três faixas percorre todas as áreas do edifício, desde o ginásio recreativo, a piscina de competição, as novas instalações com um pátio interior, bem como os espaços de conversa, colaboração e estudo. As comodidades adicionais incluem um refeitório, salas de estudantes, salas dos clubes, um centro de conferências e um auditório com 164 lugares.
A transformação da estrutura centenária apresentou desafios significativos, principalmente para o uso eficiente da energia. O novo isolamento regula o fluxo de calor nas partes históricas do edifício, enquanto a fachada de policarbonato das novas instalações oferece isolamento térmico avançado e abundante luz natural difusa ao longo do dia. Além disso, um sistema de laje e painel radiante aproveita a energia do rio para a maioria das necessidades de aquecimento e resfriamento da usina, melhorando o conforto dentro do edifício e mantendo a mais alta qualidade do ar enquanto minimiza o uso de energia.
Uma nova passarela de pedestres e um elevador de acesso público conectam o campus da Beloit College, localizado em um morro, ao projeto e às trilhas e parques adjacentes à beira do rio. Ao formar essas novas ligações entre a cidade e o rio, a antiga usina está agora gerando uma vida comunitária mais vibrante.