-
Arquitetos: se\arch architekten
- Área: 1550 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Zooey Braun Photography
-
Fabricantes: ADLER, Forbo, Hagemeister, Resopal, Villeroy & Boch
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto de edifícios na Oetztaler Strasse, em Stuttgart, é definido pela escola Wilhelm existente e pelo novo edifício do jardim de infância. O contexto urbano é caracterizado pelo ambiente residencial denso e heterogêneo e pelo impressionante edifício escolar Art Nouveau.
O jardim de infância existente na Oetztaler Strasse, que precisava urgentemente de reforma, foi substituído pelo novo prédio com seis salas. Dentro do complexo existe um espaço aberto com árvores centenárias.
O novo prédio de dois andares e meio ocupa a linha de construção existente na Oetztaler Strasse e, com seu telhado de duas águas, fica de frente para os prédios vizinhos. O sótãos alinhados com a fachada assumem o motivo do projeto do prédio da escola adjacente e o interpretam em sua própria linguagem formal. Na parte posterior, o edifício se abre para a área de lazer ao ar livre em termos de design e função. Com a sua fachada em tijolo vermelho, a creche responde ao entorno em termos de materialidade e cor e estabelece um contraponto à escola.
Os visitantes são recebidos por uma zona multifuncional na entrada, que também oferece uma vista para o verdejante pátio interior. Adjacente, um corredor leva às duas salas para crianças menores de três anos de idade. No pavimento superior, há espaço para mais dois grupos com salas contíguas, que se distribuem ao longo da fachada do jardim com uma varanda de jogos a sudoeste. O andar superior abriga as demais salas do grupo. O telhado inclinado oferece proteção e segurança dentro de casa e a sua luz define o cenário para a área de jogos de uma forma emocionante.
As superfícies do jardim de infância Oetztaler Strasse são robustas e geralmente descobertas, transmitindo autenticidade de acordo com sua materialidade.