oficina | corpos no espaço da cidade
um diálogo e vivência em Presidente Prudente
Amanda Rosin
Paula Santoro
Larissa Lacerda
Convidadas
Didiana Helene, Jacqueline Moraes Teixeira, Quilombo de Dandará por Alli Black e Fabiana
01 – 08 – 15 – 22 | abril | 2021
quintas – 10h ao 12h30
*interesse de vagas aberto no dia 25 de março.
Como mediadora Amanda Rosin, arquiteta e urbanista formada pela FCT UNESP [2019] e mestranda do PPGAU no IAU-USP. É certificada no curso de Communication, Design and Innovation pela California State University Northiridge - CSUN. Estuda os temas gênero, planejamento e mobilidade urbana.
Larissa Lacerda é cientista social formada pela FFLCH - USP e mestra em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR - UFRJ. Atualmente, é doutoranda no departamento de Sociologia, da FFLCH - USP, pesquisadora do Grupo Cidade e Trabalho e do LabCidade FAU USP, onde integra o grupo de pesquisa Cidade, Gênero e Interseccionalidades.
Paula Santoro é arquiteta urbanista e professora formada pela FAUUSP [1997] onde leciona as disciplinas de Planejamento Urbano do Depto. de Projeto da mesma instituição. Atualmente coordena projeto observaSP junto ao LabCidade FAUUSP e coordena grupo de pesquisa CNPq envolvendo pesquisadores do LabCidade FAUUSP, Praxis e Indisciplinar da UFMG e Lugar Comum da UFBA. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Plano Diretor, Planejamento Territorial, Meio Ambiente, Urbanismo, Plano Urbano, Gestão Social da Valorização da Terra, Mobilidade Urbana, espaço público/ comum.
O projeto se manifesta pela premiação da Lei Aldir Blanc - EDITAL N° 007/2020 na cidade de Presidente Prudente – SP, adaptado para o modo remoto, por conta da pandemia da Covid-19.
Justificativa
A cidade não é feita a partir do ser não normativo, mas sim pela normatividade imposta por um “cishéteropatriarcado” segundo Carla Akotirene, que constrói, concebe e fundamenta a nossa sociedade e o espaço no qual ela se insere. Assim entender aspectos de raça, classe, gênero e interesccionalidade é fundamental para repensar, e construir outros olhares sobre os demarcadores de territórios da cidade.
Portando o curso ao envolver aulas introdutórias e conceituais, discussão acerca da prostituição e demarcações de grupos que lutam e resistem por se reconhecerem, demarcarem e performar na cidade é um meio de expressão e vivência no espaço urbano. Com um ensejo de trazer a reflexão e ação para Presidente Prudente – SP é de fundamental importância os participantes trazerem suas experiências e compartilharem, como um local de troca e acolhimento.
Objetivo
O curso visa compreender as dimensões dos corpos não normativos no espaço público, a partir da introdução de conceitos de gênero, e corpos de acordo com Judith Butler, além do reconhecimento dos territórios demarcáveis na cidade e onde se expressam como forma de acolhimento e resistência. Portanto, esses 4 módulos se inserem em um contexto de grande reflexão, afirmação e reconhecimento do ser, que no caso se dá no interior do estado de São Paulo, que é sempre reprimido ou adequado para que se encaixe na sociedade.
Data
8,15, 22 e 29 de abril – quintas feiras – das 10h ao 12h00
*as aulas depois serão arquivadas no youtube da escola
**terá certificado de participação ao final do curso com75% de presença
Programação
08 abr, qui, 10h-12h | Aula 1 – Introdução conceitos gênero e interseccionalidades
15 abr, qui, 10h-12h | Aula 2 – Vivência dos corpos, performatividade em Butler
convidada Jacqueline Moraes Teixeira
22 abr, qui, 10h-12h | Aula 3 – Territórios demarcáveis e os territórios da prostituição
convidada Didiana Helene
29 abr, qui, 10h-12h | Aula 4 – Territórios de afetos e resistência
convidada quilombo de Dandara por Alli Black e Fabiana Alves
Investimento
25 vagas gratuitas
Com confirmação das vagas seguindo a lista de interesse.
O conteúdo permanecerá gravado no canal da EAG https://www.youtube.com/channel/UCCmNCGGdnESLHRq7a10-Dxg
Público alvo
alunos a partir de 17 anos, com busca de conhecimento, compartilhamento de experiências e profissionais e pesquisadores da área.
Inscrições
https:/escolaabertanogalpao.com/corposnoespacodacidade
Local
google meet
Informações
contato@escolaabertanogalpao.com
amandarosin.o@gmail.com
Título
Corpos no espaço da cidade - um diálogo e vivência em Presidente PrudenteTipo
Série de PalestrasOrganizadores
De
08 de Abril de 2021 12:00 PMAté
29 de Abril de 2021 12:00 PMOnde
Escola Aberta no GalpãoEndereço