-
Arquitetos: Atelier Féret & Frechon Architectes
- Área: 1346 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Antoine Mercusot
-
Fabricantes: Aréa, DESIGN PARQUET, France EQUIPEMENT, Gerflor, Kronimus, Novoceram, Polysign, Q CELLS, Reynaerts, Silverwood Stone, VMZINC, Vieille Montagne
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Esportes e Associações fornece às associações municipais um conjunto de espaços, instalações externas, gramado e salão coberto destinados à administração de clubes e aos seus membros. A construção de novos equipamentos ofereceu a oportunidade de realocar um clube de musculação e de criar acomodações para todo o complexo SPORTIF Maxime Marchand. O programa do novo equipamento é parte de um esforço para revitalizar o bairro popular da Maison Rouge.
A Maison des Sports é construída no extremo sudeste de um complexo esportivo existente, que é delimitado por um calçadão há muito implantado: o Mail Carrington. Queríamos que o equipamento sinalizasse fortemente sua presença no lado Leste, no pátio da escola vizinha, e no centro de intercâmbio multimodal, cujo layout completará a reestruturação completa do bairro.
Seguindo uma política de desenvolvimento sustentável, a cidade desejava obter o selo BEPOS para novos equipamentos. O desafio do projeto arquitetônico e técnico do projeto era, portanto, satisfazer as solicitações urbanas e de alto desempenho do local e do programa, a partir das orientações urbanas e climáticas do projeto. Para isso, as instalações estão dispostas dentro de uma planta quadrada de 36mx36m, organizada e orientada de modo que cada sala se beneficie da iluminação natural durante o dia diurnas e vistas adaptadas ao seu uso e controle de ambientes internos.
Este arranjo compacto torna possível conservar as árvores à beira da piscina que ocupava o local anteriormente. Os cortes conferem a cada conjunto de instalações uma folga adaptada a seu uso, permitindo integrar as salas técnicas aos volumes arquitetônicos e orientar uma cobertura com placas solares de forma a evitar a sombra das árvores do shopping.
A Maison des Sports possui 2 fachadas urbanas. A mais baixa ao Sul, estendendo-se pelo volume do salão coberto e alinhando-se às árvores do shopping. A outra, a Leste, oferece uma visão mais distante do futuro polo multimodal, e encena o aumento do volume dos pavilhões esportivos.