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Arquitetos: Shanmugam Associates
- Área: 735 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Ishita Sitwala | The Fishy Project
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Fabricantes: Adobe, Asian, AutoDesk, Bharath pavers, Hindware, NCL, Nippon, Saint-Gobain, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Northstar Nest é um jardim de infância localizado em Rajkot, Gujarat, Índia, em um terreno retangular de 750 metros quadrado com orientação leste-oeste. O edifício integra um nível base +3 com três salas de aula em cada andar. As aletas horizontais percorrem toda a periferia, atuando como um brise, reduzindo o calor gerado nas paredes.
Como esta escola está localizada em um setor urbano em rápido desenvolvimento, com menos prédios vizinhos próximos, há menos opções para gerar calor. Portanto, entre as três aletas de cada andar, origina-se a varanda. A distância entre a segunda e a terceira aleta é perfurada para acomodar as janelas. A terceira e última aleta também possui janelas destinadas a saídas de calor.
A intenção do projeto era não ter arestas pontiagudas para criar um edifício adequado às crianças. As aletas também camuflam os níveis e brincam com a escala, esfumaçando os níveis. Os elementos de contorno tornaram-se floreiras.
Espaços de pé-direito duplo foram introduzidos de forma escalonada para fornecer conectividade visual entre todos os andares. Esses espaços são embutidos nos níveis, atuando como lugares de respiro para as salas de aula e criando um efeito de chaminé para que o ar quente escape. Os espaços abertos abaixo foram criados com pontos de água, floreiras e assentos informais para atividades divertidas e interativas que se estendem desde as salas de aula.
Cada espaço de pé-direito duplo também tem um caráter diferente em termos de tratamento. O teto desses espaços tem letras recortadas no teto para que as crianças apreciem e entendam o jogo de sombras. Com foco na percepção sensorial, ladrilhos de cimento coloridos feitos à mão foram introduzidos nas salas de aula e áreas comuns. As salas de aula no térreo se estendem para jardins abertos para que as crianças explorem o aprendizado informal.
O mobiliário da sala de aula foi reciclado. Os tetos das salas são expostos com dutos visíveis para gerar curiosidade entre os jovens alunos sobre os sistemas mecânicos do edifício. As molduras das portas foram evitadas e, em seu lugar, elementos de granito foram usados permitir a sua rotação. Uma paleta de cores infantil, padrões geométricos simples nas pérgulas de cada andar e uma forma de construção também simples foram planejados intencionalmente para apresentar cores, formas e padrões às crianças usando a arquitetura como meio de aprendizagem.