-
Arquitetos: Hype Studio
- Área: 2850 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Cristiano Bauce, Gabriel Carpes
-
Fabricantes: Deca, Docol, Ecotelhado, Eliane, Favegrup, Giacomet, Placo do Brasil, Prosmóvel, Remaster Tecnologia, thyssenkrupp
Sobre o Praça4
O Praça4 surgiu do propósito de, por meio da arquitetura, conectar as pessoas com a natureza, com seus vizinhos e com a cidade. O edifício de unidades compactas e amplas praças condominiais busca proporcionar um habitat acolhedor e eficiente a seus moradores – e uma experiência única ao chegar e sair de casa.
Conexão com a natureza
O principal gesto formal do Praça4 é com o intuito de trazer mais luz e natureza para dentro do edifício, que foi projetado em uma grelha modular - cada módulo abriga dois apartamentos -, e a subtração de alguns desses módulos abriu espaço para a criação de três praças no coração do edifício. Interligadas por escadas abertas e conectadas aos espaços condominiais, as praças possibilitam que o percurso desde a calçada até a porta de casa seja iluminado, cheio de verde e convidativo à caminhada.
Conexão com a cidade
A quarta e talvez mais importante praça do Praça4 fica na própria calçada: a fachada do edifício faz uma interface ativa com o espaço público. A permeabilidade visual da fachada, aliada ao comércio aberto para a rua, ao mobiliário e à vegetação, cria uma atmosfera que estimula a presença e a caminhabilidade das pessoas em diferentes horários do dia.
Conexão com os vizinhos
Uma importante diretriz da arquitetura do projeto é favorecer o encontro e a interação entre os vizinhos a fim de despertar e promover o senso de comunidade no condomínio. As áreas de uso comum do Praça4 são conectadas às praças, gerando uma espacialidade convidativa ao encontro e à conversa.
A praça do segundo pavimento apresenta uma grande floreira com 3 Jabuticabeiras, árvores frutíferas nativas. Junto a esta praça fica o Espaço de Festas, que foi pensado como uma grande sala comum de estar/jantar. A praça do terceiro pavimento foi projetada com mobiliário para trabalho ao ar livre; ao subir mais uma escada, tem-se acesso ao coworking e à lavanderia condominial. E, por fim, a praça do quinto andar é um espaço para relaxamento e contemplação, com sol, visual do bairro e vegetação abundante.
Eficiência e Sustentabilidade
Os apartamentos foram projetados para que o uso do espaço fosse eficiente e otimizado, de forma que um só cômodo se transformasse em vários por meio de diferentes conformações do mobiliário. O mesmo espaço pode transformar-se em dormitório, escritório, sala de estar/tv, sala de jantar e cozinha, conforme a atividade do seu morador.
Os sistemas e tecnologias utilizados na construção foram escolhidos para proporcionar conforto termo acústico, redução do consumo energético e mais durabilidade à edificação. Dentre estes sistemas, pode-se destacar o uso de fachada ventilada, vidros laminados, pisos elevados, portas acústicas, paredes duplas de drywall e contrapiso flutuante para redução de ruídos entre as unidades Além disso, o edifício emprega fontes limpas de energia como o aquecimento de água por central solar térmica, integrada ao uso de gás natural como complemento, e aproveita a água das chuvas para a irrigação dos jardins das praças.