-
Arquitetos: Bora Architects, Ennead Architects
- Área: 20 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Bruce Damonte Architectural Photographer
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, 9Wood, American Hydrotech, AutoDesk, Bedco, Bentley, Bolon, Cooper, DR Johnson, Fabritec, Ferguson Neudorf, Flooring Mohawk, Klein, Lucifer, Lumenpulse, Nora, North Clad, Novawall, Nupress, Pinnacle Architectural Lighting, +7
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Campus Phil e Penny Knight para Aceleração do Impacto Científico, conhecido como Campus Knight, tem um caráter transformador. O complexo, centrado na vivência humana, irá apoiar pesquisadores e iniciativas científicas que pretendam encurtar a linha do tempo entre novas descobertas, desenvolvimento e implantação de inovações que terão um impacto positivo na sociedade.
O Campus Knight incentiva a colaboração entre pesquisadores de vários campos científicos diferentes, e foi projetado para criar maiores interações em um ambiente que prioriza o bem-estar e otimiza o desempenho humano. O edifício reforça a noção de comunidade, apresentando duas torres em forma de L que ficam de frente uma para a outra para abrigar um terraço e um pátio elevados, conectados por uma estrutura translúcida. O terraço é coberto por uma estrutura também translúcida, oferecendo proteção durante a chuva, enquanto garante um ambiente externo repleto de luz para relaxar, socializar e se conectar com a natureza. Os lados norte das duas torres, que se relacionam com o pátio e o terraço, abraçam a simplicidade a partir de uma cortina de vidro que revela a estrutura do edifício.
Espaços de trabalho abertos e com escala variável, distribuídos por toda o projeto, permitem que grupos de pesquisa deixem seus laboratórios e aproveitem os diferentes ambientes comuns. Os dois pavimentos superiores contêm agrupamentos de pesquisas interdisciplinares, os quais reúnem a pesquisa experimental e computacional. Um pé direito de 6.40 metros permite estruturas suspensas de madeira que formam mezaninos, nos quais ficam os escritórios dedicados ao corpo docente, criando, assim, um novo nível de conectividade com seus laboratórios e alunos de pós-graduação.
O prédio foi programado para ser altamente adaptável, permitindo que grupos de pesquisa mudem facilmente o foco, dependendo de onde as descobertas levarem. Transparência e espaço aberto promovem a comunicação nos laboratórios e aumentam o desempenho do edifício: ao reduzir o volume das áreas de bancada, menos trocas de ar são necessárias e o uso de energia é reduzido. Uma variedade de espaços computacionais fechados e abertos, dependendo das preferências dos pesquisadores, complementam os espaços tradicionais de bancada e estúdio. Os laboratórios de inovação foram projetados para serem alugados por empresas iniciantes na área, estabelecendo o Campus Knight como uma instituição de melhoria da comunidade científica com o objetivo de atrair parcerias de todo o mundo para resolver alguns dos problemas mais urgentes da sociedade.
A fachada com duas peles sinaliza uma conexão com a paisagem local. A luz solar inunda o interior através de painéis de vidro dobrados, simulando a água em cascata sobre as formações rochosas típicas do entorno, e , ao mesmo tempo, oferecendo vistas que convidam o exterior a entrar. O vidro de alto desempenho protege os espaços dos laboratórios e dos escritórios para reduzir os ganhos de calor solar, melhorar o conforto visual e enfatizar a transparência, ao mesmo tempo que exibe a natureza e a ciência. Em cada um dos pontos de entrada principais, paredes de aço inoxidável em relevo refletem a luz de fontes de água adjacentes, referenciando Rio Willamette, vizinho do terreno. O edifício utiliza CLT, madeira laminada colada, conectando-se com o meio ambiente e também com a economia local. O campus altamente eficiente e sustentável está em processo de receber a certificação LEED Gold.
Uma passarela fechada conecta a nova instalação com o campus existente. A passarela exibe uma estrutura autoportante, com dois arcos abertos que saltam de um ponto de apoio comum em cada lado da passagem, e usa cabos de tensão para apoiar o fechamento da ponte no piso.