-
Arquitetos: Dub Architects
- Área: 5250 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Doublespace Photography Younes Bounhar
-
Fabricantes: Allwest Furnishings, American Standard, Cascade Building Supplies, Christensen & McLean Roofing, DIRTT Modular Wall System, Eaton Halo, Envision Building Innovations, Halfen HIT, JA Solar, LumenWerx Via 2 Direct, SkyFire Energy, Teknion, Toto, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Corporativo The Edge é um prédio de 10 pavimentos construído em um lote de 15 metros de largura e apresenta uma das maiores paredes solares do Canadá. São 560 painéis fotovoltaicos que promovem 80% da energia elétrica necessária para o funcionamento do edifício, além disso o prédio esta conectado com a rede elétrica da cidade, e portanto, retorna a energia excedente para a cidade em dias ensolarados. O projeto incorpora sistemas com vidros triplos e quádruplos, que funcionam como isolantes. Os pavimentos têm planta livre e são naturalmente iluminados pela luz que vem do norte, fachada que não requer nenhuma proteção solar, e que faz o edifício precisar de pouca luz artificial para ser iluminado durante o verão, . Nos limites longitudinais do projeto encontram-se terraços cobertos que são protegidos lateralmente por materiais isolantes e painéis solares que controlam a luminosidade.
O projeto abriga instalações educacionais privadas em sete pavimentos e escritórios privados nos dois níveis superiores. O térreo se relaciona com a rua ao propor usos e programas variados e efêmeros em seu saguão aberto. Dezoito vagas de estacionamento subterrâneo podem ser acessadas pelo edifício vizinho, eliminando a necessidade de uma grande rampa nos níveis térreo e subsolo.
A parede com painéis solares oferece benefícios sustentáveis e é um protótipo para condições semelhantes. Neste caso, o edifício adjacente ao sul é um armazém recentemente reaproveitado, projetado também pelos arquitetos do Dub Architects, e que não apresenta possibilidade de reforma nos próximos 50 anos. No entanto, a parede solar tem um período de retorno de 5 a 8 anos, tornando o protótipo altamente viável em outras localidades. Esta parede solar evitará que 26 toneladas de CO2 entrem na atmosfera anualmente.
O pavimento tipo pode acomodar até 10 escritórios. Os interiores minimalistas mantiveram os custos de construção baixos. Bombas de calor e iluminação com fácil manutenção, graças ao teto rebaixado, permitem a exposição do teto de concreto, desobstruído. Os dutos de ar são fornecidos ao longo das vigas e as saídas elétricas do piso são atendidas por dutos no piso.