-
Arquitetos: TALC
- Área: 243 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ignacio Rodríguez García
-
Fabricantes: AutoDesk, Cementos Cruz Azul, Helvex, Interceramic, McNeel, Tecnolite
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Xochitlali é uma residência de renda média localizada na periferia da Cidade do México, onde predomina a autoconstrução e a habitação progressiva, gerando uma imagem cinzenta e inacabada em todo o contexto. Os clientes solicitaram uma casa que apesar de estar num pequeno lote de 139 m2, necessitava de um programa amplo e a intenção de ter o maior espaço aberto possível. Por este motivo, o projeto surge da intenção de conservar pelo menos 2/3 do terreno como espaço aberto, entre o piso térreo e o segundo andar.
O programa é composto por: sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavabo social, adega, despensa, dois lugares de garagem cobertos e um pátio no térreo; no primeiro andar encontram-se três quartos e dois banheiros e no último andar, uma sala de TV, lavabo, lavanderia e um terraço. Aproveitando o terreno de esquina, todos os espaços podem ser arejados e iluminados com facilidade, porém, as vistas das áreas de convivência são preservadas para o interior da casa, evitando-se ao máximo, que sejam vistas do exterior. É por isso que um pátio é criado em uma terceira parte do terreno no piso térreo (para onde também se infiltra toda a água da chuva da casa) e no último andar, um terraço com muros altos, mas com vistas específicas para a Cidade do México fornecidas pela altura da periferia.
Para a sua construção foi utilizada mão de obra local, respeitando o sistema de construção típico da periferia da cidade de bloco e laje maciça de concreto. Além disso, o exterior com o reboco rústico foi preservado para encaixar a casa no contexto sem chamar muita atenção, mas deixando um acabamento fino com pintura branca para o interior. O resultado é uma moradia unifamiliar de 243 m2 que procura passar despercebida no exterior, sem perder a sua expressão contemporânea e reservando o luxo dos materiais simples no interior, privilegiando a ventilação e a iluminação natural em todos os seus espaços.