-
Arquitetos: IAPA PTY. LTD.
- Área: 14500 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:TAN XIAO-STUDIO TEN
-
Fabricantes: NiKe
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel Xi'an - Taibai Wushanju fica próximo à antiga cidade de Xi'an e está localizado aos pés do Monte Taibai, na cordilheira Qinling, que é a montanha mais alta da China oriental. Trata-se de um complexo de hotel resort e espaços para lazer e exposições culturais.
O complexo ocupa uma área de 73 metros de leste a oeste por 120 metros de norte a sul. É um edifício simbólico que se estende sobre um rio histórico, evocando os ideais de planejamento urbano do sistema Li Fang, um rígido padrão de zoneamento residencial e comercial com origem nas dinastias Tang e Song. Cada volume do edifício resultou de uma re-interpretação destes ideais através do desenho de projeto.
O Hotel Xi'an - Wushanju se inspira em um ditado chinês que diz: "tente alcançar a lua, e avançará como se não houvesse montanhas". O objetivo do projeto é utilizar ideais arquitetônicos para criar uma obra sentimental que integre estética, poesia, humanidade e filosofias de vida; um lugar onde é possível desfrutar da tranquilidade da montanha Taibai, resgatar um estilo de vida sereno, equilibrar arte e vida em estilo oriental e coexistir com os conceitos de mais e menos, leve e pesado, preto e branco.
O projeto apresenta um pátio central circular de 36 metros de diâmetro, um espaço aberto emoldurado que funciona como o corpo principal que conecta o edifício todo e proporciona um lugar perfeito para contemplar a vista panorâmica das paisagens e da montanha. A escolha dos materiais, cores, texturas e padrões confere ao edifício um forte caráter de modernidade e um visual único e marcante, trazendo inspiração para a vida nos tempos atuais.