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Arquitetos: a|911
- Área: 4655 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Jaime Navarro
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Fabricantes: AutoDesk, Comex, FAPRESA, TOPCRET, Ternium Multytecho, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Mercado San Juan Ernesto Pugibet é amplamente reconhecido, a nível nacional e internacional, por sua venda especializada de produtos gastronômicos. É um ponto de referência para esse tipo de turismo, tanto para moradores da região, quanto para turistas, além de também fornecer recursos a chefes e estudantes de gastronomia. Localizado no Centro Histórico da Cidade do México, junto à Alameda Central, no lugar que costumava ser a adega da antiga fábrica de charutos El Buen Tono, o mercado está ativo há quase 60 anos dentro de um edifício que, a princípio, não foi desenhado para operar como um mercado, e portanto, antes da reforma, não apresentava condições físicas e de infraestrutura adequadas para seu funcionamento, além de apresentar também sinais de deterioração devido ao tempo.
Tendo em vista esse cenário, os arquitetos se dedicaram a criar estratégias de melhoramento classificadas em dois, operacionais e de identidade e imagem. As estratégias voltadas à operacionalidade do mercado, priorizaram as ações de infraestrutura e instalações, enquanto as estratégias de identidade e imagem consistiram em uma intervenção geral para resgatar elementos do edifício origical, como a estrutura, as claraboias, a cornija exterior e a fachada.
O melhoramento da fachada incluiu painéis de concreto pré-fabricado com um padrão integrado, que traz textura e um jogo de luz e sombras para a volumetria, que se manteve a mesma. O desenho do novo letreiro do mercado faz alusão aos mercados da Cidade do México dos anos 1950. Em um processo participativo que envolveu os locatários, foram definidas cores que aparecem setorizando o mercado. O projeto buscou a melhoria do Mercado San Juan Pugibet a partir da ideia de fortalecer sua identidade social, tradição e caráter de mercado público.