-
Arquitetos: Alfaro/Acevedo Arquitectura
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ramiro Sosa
-
Fabricantes: AD Interiores, Ceramicos La Plata, FV, Ferronato, Fisa metal, Forestal Materiales, Germat, Ingeniería gastronómica, Precisso Muebles, Roca, Sergio Zóttico, Sobrero Muebles, Vidrios y Aberturas SRL
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi concebido a partir de uma premissa do cliente, o conceito "farm-to-table”, que em tradução livre, significa "da fazenda para a mesa". A partir desta abordagem e levando em conta as características de bairro-jardim do local, pensamos em uma tipologia simples, com um espaço único e flexível cercado pela natureza, unindo o salão na área central, a cozinha aberta em uma extremidade e o bar na outra.
O projeto foi implantado em um dos dois lotes disponíveis, descolado do muro de divisa para permitir uma entrada de serviço, deixando o restante do lote para o desenvolvimento de uma horta orgânica, por onde se dá a entrada principal ao estabelecimento, e que garante a sustentabilidade das atividades gastronômicas.
Seguindo esta lógica de otimização de recursos, foram utilizados poucos materiais e em seu estado bruto: concreto, aço corten, madeira e vidro.
O projeto também conta com um porão onde se encontra a adega e uma câmara para queijos, presuntos e conservas. Já a cozinha tem duas câmaras para a maturação da carne e uma área externa com forno e fogo de chão.
Na cobertura do restaurante, uma área é destinada ao piso técnico com equipamentos de ar-condicionado, reservatório de água e painéis solares, e o restante do espaço é um terraço verde que serve também como horta orgânica. O projeto visa o desenvolvimento de todas as atividades de uma forma sustentável.