-
Arquitetos: PDI, VOX arquitectura
- Área: 1 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Rodrigo García Cué
-
Fabricantes: Cemex, Extrusiones Metálicas, Gorsa, Intec
Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa propriedade com uma fachada estreita, mas com boa profundidade e uma limitação normativa para a construção com altura máxima de dez metros acima do nível do passeio, este projeto de quatro apartamentos por pavimento, com diferentes tipologias e programas, foi desenvolvido no Bairro de Santa María Insurgentes.
A profundidade do terreno e a baixa altura da construção permitiram, e sugeriram o desenvolvimento do partido arquitetônico, com a organização dos apartamentos através de pequenos pátios, que proporcionam luz natural e ventilação a todo o interior das unidades, com um único núcleo de circulação vertical e uma circulação horizontal otimizada.
A limitação de dez metros de altura da construção combinada com a fachada de dez metros do imóvel, gerou um volume quadrado e brando para a rua, gerando um aspecto pesado, apesar da pequena escala do projeto. Portanto, o volume foi seccionado com proporções mais esbeltas tanto, horizontal quanto verticalmente para obter leveza em sua leitura.
Os materiais aparentes, simples e baratos conseguiram reduzir os custos de execução e com isso foi possível desenvolver este conjunto habitacional de baixo custo em um dos bairros centrais da Cidade do México.