-
Arquitetos: Sebastián Mora Arquitecto
- Área: 320 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: KERAMICOS, NOVACERO, Termovent
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os proprietários de um antigo galpão de flores localizado no Vale Yunguilla, Azuay, Equador, decidiram construir uma casa de campo para sua família no local onde funcionava uma plantação. A primeira questão era se deveríamos manter a construção existente ou derrubá-la. O galpão estava em bom estado de conservação e foi decidido renová-lo e adaptá-lo à sua nova função.
O terreno tem alguns visuais privilegiados, mas também um clima que muda ao longo do ano, com estações muito quentes e outras com chuva, nevoeiro e umidade. Por isso, procuramos um revestimento para as paredes de blocos que nos ajude a isolar o exterior do interior. Foi assim que decidimos gerar uma pele de aço corten que cria uma câmara para proteger das mudanças climáticas.
A morfologia original do galpão é mantida, os beirais são retirados para gerar uma imagem monolítica, a mesma que se abre em busca dos visuais com uma pérgula, jacuzzi e um solário úmido.
O programa arquitetônico inclui 6 quartos, sala de estar e jogos, sala de estar, sala de jantar, cozinha, despensa, lavanderia, adega, ateliê e churrasqueira que deve ser conectada à já mencionada pérgula. O projeto é desenvolvido em aproximadamente 400 m2 de construção.
Sob o conceito de reciclagem de materiais, utilizamos os tijolos de uma casa que estava sendo demolida para separar a área social da lavanderia e do depósito.
O cliente vendeu recentemente uma casa, de onde retirou os móveis da cozinha, os mesmos que foram reaproveitados na construção, bem como os da sala de estar, da sala de jantar e dos quartos.
O piso de concreto foi polido e selado com um revestimento acrílico. O telhado original foi mantido, e uma camada de isolamento foi colocada sobre ele para diminuir o ruído gerado pela chuva e altas temperaturas do verão.
Todos os materiais utilizados no exterior são de baixa manutenção e têm a virtude de assumir bem a umidade e a passagem do tempo com dignidade.
Para solucionar o pé-direito duplo do galpão na área dos dormitórios, foi criado um mezanino no qual foram colocados uma sala de estar e um dormitório de hóspedes. O exaustor e a lareira foram fabricados no local com painéis de aço.