-
Arquitetos: AS/D Asociación de Diseño
- Área: 270 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Rafael Gamo
-
Fabricantes: Holcim, Mármoles Ponzanelli, Pisos Creativos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência de fim de semana localizada no loteamento Jurica Campestre busca redefinir o conceito de uma casa de repouso, desfragmentando o programa no lote. A casa é concebida como um volume central articulado a três volumes ou suítes independentes. Esta configuração dos módulos torna o núcleo da casa uma praça central onde as atividades ao ar livre podem ocorrer. Todos estes espaços principais da casa geram uma relação entre o exterior e o interior sempre em contato com a natureza, criando seu próprio contexto.
A casa foi inicialmente moldada em uma trama modular de 5x5 metros e isso ajudou a posicionar os elementos e ter flexibilidade durante o processo criativo para reconfigurar a relação entre esses volumes. O nome Casa 4.1.4 é baseado no jogo de volumes de uma casa central, quatro volumes principais, uma praça central e quatro pátios menores.
O projeto toma como ponto de partida o posicionamento dos 4 componentes do projeto no terreno. A casa principal de aproximadamente 155 metros quadrados, é pensada a partir de um pátio central que atua como distribuidor de programas como cozinha, sala de jantar e quarto principal, assim como filtros de luz para todas as áreas públicas. As suítes de 25 metros quadrados fazem uma sombra lúdica e criam certa profundidade de campo, além de estabelecerem seu próprio contexto ao serem colocadas ao redor da praça central. Estes espaços recebem um dormitório, um banho, um closet, um espaço de copa para que podem operar de forma independente da casa e proporcionar privacidade.
Estes volumes têm vistas desobstruídas, gerando intimidade em relação às mesmas. Esta relação de arquitetura e paisagem resulta em um projeto que se diferencia da paleta vegetal.