-
Arquitetos: Office S&M
- Área: 114 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Megan Taylor
-
Fabricantes: Buster and Punch, DIY Kitchens, Fired Earth, Inopera, Molts Lighting, Switch, Toto, Velfac
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Overcast é uma extensão de um andar em uma casa vitoriana no norte de Londres, criando um espaço térreo flexível que abrigará um espaço de trabalho enquanto reconfigura a residência para torná-la um lar para toda a vida.
O nome do projeto fala de uma estratégia central para trazer luz indireta ao espaço e faz referência à pele externa "captadora de sombras" - blocos de concreto pigmentado que modelam sombras na fachada posterior, mesmo na ausência de sol direto.
Os proprietários da casa - Keiko Cummings, uma consultora pessoal de cores e designer gráfica japonesa, e seu marido, Alan, um acadêmico - nomearam a Office S&M para ampliar a cozinha do andar térreo e torná-la adequada para uso como um espaço de consulta. O interesse apaixonado da cliente por cor e luz criou um processo gratificante de diálogo, experimentação e descoberta para arquiteto e cliente.
O projeto realoca o espaço do estúdio de Keiko, que antes ficava na frente da casa voltado para o sul. A mudança drástica da incidência solar e suas sombras tornava difícil manter a consistência das cores quando ela encontrava seus clientes.
Um requisito principal para o novo espaço era, então, criar condições necessárias para que a proprietária fizesse a análise de cores para seu trabalho. O pedido de um espaço bem iluminado que seria protegido da luz solar direta era um desafio incomum. A casa estreita também precisava acomodar uma mesa para 10 pessoas para consultas e um chuveiro no térreo.
A resposta dos arquitetos foi fazer uso da luz do norte na nova extensão. As claraboias cuidadosamente moldadas protegem as janelas do sol direto, enquanto uma claraboia plana mais profunda é protegida pela casa existente. Essas aberturas zenitais são mais comumente usadas em galerias de arte e fábricas antigas do que em casas, permitindo até mesmo a luz do norte ao longo do dia, em vez da luz solar direta, que muda de cor drasticamente. O arranjo permitiu que os arquitetos controlassem cuidadosamente as condições de iluminação no interior.
A extensão é construída em madeira, que tem carbono incorporado muito mais baixo do que um revestimento interno de tijolo ou bloco e cria a estrutura mais fina possível. É revestida com uma camada externa de blocos de concreto recortado e pigmentado desenvolvidos pela Office S&M. Isso cria uma elevação mais modulada do que seria alcançada com tijolos. Um tubo verde complementar celebra teatralmente a saída da água da chuva do telhado.
A rota da entrada do corredor até o espaço de consulta foi uma consideração importante. Foi concebida de forma que os espaços da vida cotidiana (banheiro, lavabo e armários de cozinha) possam ser ocultados; quando os clientes vão às consultas, eles entram em um estúdio sereno. A orientação diagonal das tábuas do piso atrai os visitantes para o espaço, e o ângulo agudo da parede do banheiro - uma estratégia para economizar espaço - ecoa a forma angular das claraboias em seção.
No interior, a chapa dourada uniformiza e aquece a luz do norte e a luz que entra, e é combinada com uma paleta de cores "da moda". O Neo-Mint (cor Pantone de 2020) é usado para suavizar a qualidade industrial das vigas de aço, que agora funcionam como uma vitrine para uma coleção de vidraria vitoriana; e o colorblocking em ladrilhos de Millennial Pink (cor Pantone de 2018) amplia visualmente o pequeno banheiro.
Uma seleção exploratória de cores resultou em um espaço de trabalho eficaz, cozinha ampla e um novo ambiente de convívio para entretenimento; todos brilhando com uma luz suave e sem sombras. O projeto foi concluído durante a pandemia de Covid-19 e acomodou uma variedade de atividades, incluindo rituais diários como ioga, demonstrando efetivamente sua adaptabilidade.