-
Arquitetos: a9architects
- Área: 13000 m²
- Ano: 2021
Descrição enviada pela equipe de projeto. O trabalho com a cerâmica preta, uma arte e sabedoria que envolve lidar com o fogo e a terra, é herdado e repassado há mais de 2000 anos localmente em Yingjing, na China. O projeto do Complexo Yingjing County Silk Road Shadu foi estrategicamente pensado para construir uma "Zona Piloto de Desenvolvimento de Integração do Turismo Eco-cultural Nacional" e uma "Zona de Demonstração de Turismo Integral Nacional" na cidade de Ya'an no contexto desta nova era na China. Rodeando os principais recursos do patrimônio cultural imaterial de areia preta, o projeto construiu uma marca de turismo cultural única na região.
O projeto do Museu YingYao Sandware, o Museu da Areia, aproveita ao máximo a cultura regional, a paisagem e o contexto ecológico de Yingjing, e é concebido a partir do conceito de se destacar de toda a área de construção antiga de seu entorno. O complexo do museu apresenta mais de um edifícios, os quais usam um grande número de paredes sólidas como linguagem de fachada para destacar a espessura da areia. A sensação de peso torna o corpo principal do museu o único ponto focal deste diálogo cultural, e o edifício cresce de forma a se adaptar ao terreno.
Os materiais de toda a praça são feitos de pedra local e seixos. O espaço aberto torna-se um palco de comunicação para as pessoas discutirem a cultura da cerâmica e estudar seu artesanato. No diálogo entre os espaços internos e externos, a paisagem local torna-se um meio de diálogo entre o edifício e a terra. Os edifícios ecoam, um ao outro, através de uma parede que se desdobra naturalmente, na qual surge o grande forno das cerâmicas, criando uma experiência visual e de percepção espacial chocante.
Ao mesmo tempo, considerando emoldurar as cenas do percurso do pedestre, o espaço é expandido para a paisagem distante em grande escala, como um rolo de desenho em expansão. Internamente, olhando para a paisagem distante, a camada externa e as grandes aberturas do chão ao teto são usadas para formar um efeito virtual sólido, que é cercado por montanhas e rios na paisagem natural.
Os arquitetos da A9a acreditam que a parede externa que restaura o sentido original da cerâmica é uma homenagem aos clássicos, e injeta uma nova vitalidade a essa prática. As cinzas de carvão local são reprocessadas para se tornarem enfeites, remodelando a forma de contato com o mundo para ganhar um senso atual de pertencimento ao local. Devolver a areia ao dia-a-dia das pessoas tornou-se o tema principal deste projeto. Além da organização funcional e outros significados práticos, ele também acomoda mais conteúdo sobre essa arte. A intenção dos objetos feitos pelo homem e que buscam uma integração com a natureza, é alcançar a harmonia e unidade do meio natural.