-
Arquitetos: Powerhouse Company
- Área: 232 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Sebastian van Damme
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um canal, ao lado de uma pequena marina, e em um novo bairro verde de Amsterdã, a Vila MW faz das vistas as protagonistas do projeto. Como característica comum de uma sequência de casas únicas para clientes individuais, o tijolo da fachada no térreo foi um dado imposto pelo planejamento da área, um traço que conecta todas as casas do bairro. Fizemos aberturas na parede de tijolo, que se estende nos dois lados, para emoldurar diversas vistas, e para parte superior da casa pousa uma caixa de limestone Jura cortada por painéis de vidro e ripas de madeira e pontuada por varandas em balanço. Mesmo enquanto a vila protege a privacidade de nossos clientes, ela abraça o grande espaço ao ar livre.
Espaço para Reflexão. Como resposta ao cenário da orla marítima, a Vila MW é um edifício reflexivo, mais ainda conforme se abre para seu ambiente. A fechada do térreo com seu tijolo e porta frontal alta em madeira brilhante é levemente reflexiva, enquanto o primeiro pavimento se projeta espelhando o céu com as extensões de vidro de suas grandes janelas e varandas, lindamente emolduradas pelo limestone Jura. No interior, materiais naturais - madeira, gesso, pedra natural - aproveitam ao máximo a abundante luz do dia.
Com sua cor bege-acinzentada quente e neutra e uma estrutura limpa, o limestone Jura ganha protagonismo e autonomia nas fachadas externas. Este material europeu foi formado em lagoas Jurássicas e contém criaturas marinhas fossilizadas como amonóides e belemnites - uma escolha perfeita, então, para nosso projeto à beira-mar. Os veios da pedra dão uma aparência única de mármore, especialmente quando cortadas transversalmente.
Uma escada escultural liga os dois pavimentos e é banhada pela luz do dia graças à clarabóia acima. A madeira é utilizada em todo o interior: carvalho para os degraus da escada e corrimão, madeira wengé e nogueira para todos os "móveis permanentes" (armários, prateleiras, cabeceiras e divisórias) da sala de estar, cozinha e quartos. A materialização silenciosamente luxuosa eleva toda a atmosfera da vila. Os elementos de assento em mármore natural junto à escadaria aqui ecoam o limestone Jura utilizado para a fachada do pavimento superior.