-
Arquitetos: Renée del Gaudio
- Área: 2 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:David Lauer Photography
-
Fabricantes: Alta Motorized Window Shades, Duravit, FX Luminaire, Greentech Ecolibrium Solar, Hammerton Studio Rock Crystal Chandelier, Kolbe VistaLuxe, Lightolier 'Lytecaster', Montigo, Panasonic, PaperStone, SLT Protectors, Sioux City Ebonite
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Jardim Mariposa transforma uma casa de rancho dos anos 1940 em uma casa de jardins e luz. A nova residência é construída sobre as fundações de concreto da antiga casa. A reutilização desta fundação foi vista não como uma limitante, mas como uma oportunidade. O projeto aumenta minimamente o layout original de 160 metros quadrados com pés direitos mais altos, uma planta livre e conexões mais próximas com a paisagem.
Novas paredes com baixo consumo de energia se erguem da fundação original e seguem a projeção ortogonal exata da casa dos anos 1940. Preservar a fundação economizou milhares de dólares em recursos e reduziu o desperdício. Um piso de concreto aparente com tubulação irradiante cria um aquecimento muito eficiente. As posições das janelas são cuidadosamente projetadas para manter a casa naturalmente fresca no verão e quente no inverno. As janelas altas recebem luz natural e ventilação de todas as direções. Uma matriz fotovoltaica de 8 kW torna a rede doméstica zero elétrica.
O projeto abre a planta interna, colocando as funções de cozinhar, jantar e estar no centro da casa. Os pés direitos de 3,6 metros deste volume central e as janelas superiores atraem a luz natural e a ventilação de todas as direções. Uma porta de correr de 4,8 metros abre-se para o jardim principal, expandindo os limites da sala. Os espaços íntimos ficam nas bordas deste volume central. Os jardins em cada curva conectam as salas à luz, ao ar e à natureza.
Alvenaria pesada e revestimento de cedro manchado de preto alicerçaram a forma baixa na paisagem. O dormitório superior e o deque da cobertura são um ninho de pássaro, empoleirado nas árvores. O elemento central do projeto é a chaminé de alvenaria de dois andares. Localizada no coração da casa, ela serve a vários usos.
Os proprietários passam pelas paredes de alvenaria ao entrar na casa pela parte de trás. Voltando-se para o interior, a chaminé funciona como uma aconchegante lareira para a área de estar. Voltando-se para o exterior, a chaminé abriga a churrasqueira ao ar livre. Ainda, sobe e sai para o terraço do quarto principal, onde se transforma em uma lareira ao ar livre para dois.