-
Arquitetos: Encaixe Soluções Alternativas
- Área: 285 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Marcos Bacon, Filipe Bisof
-
Fabricantes: AutoDesk, Marcenaria JF, NJG Tudo Para Construção, Shiguenao Bambu, TTK, Tijolaje, Tijoleco, Vidraçaria Alvorada, polimix
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ecocasa Atelier é um projeto residencial de design-build, acessível à realidade brasileira. A obra é a comprovação de que é possível construir casas sustentáveis contemporâneas à um valor popular, graças à ferramenta mais preciosa da arquitetura - o desenho. Os clientes, cujo sustento principal vem da arte, música e produção de eventos, permitiram que o processo de projeto fosse conduzido pelas condicionantes ambientais, materiais e humanas, e assim, foi extraído dos recursos disponíveis o máximo aproveitamento com o mínimo de impacto ecológico.
O escopo era ambicioso, pois estava limitado pelo orçamento. Em um terreno de 1.800 m² em São Roque, o programa determinava: uma casa de dois quartos com dupla função - moradia e local de eventos que garantiria o sustento da família. No fim, devido à colaboração de todos os agentes envolvidos, foi possível construir uma residência de 285 m².
A função definiu a forma, que definiu a materialidade: as paredes da casa são construídas parte com terra estabilizada e parte com cimento, entre lajes de concreto armado. São três volumes principais: a sala de taipa de pilão, os quartos de tijolos de solocimento e a área molhada (cozinha, banheiros, lavanderia e depósito) de blocos de concreto estrutural aparente. As dimensões dos cômodos foram determinadas pelo uso, já as localizações por imposições bioclimáticas. O espaço residual intermediário tornou-se o pátio central da casa coberto por uma clarabóia de 3x7 m, permitindo assim, a entrada indiscriminada do céu no ambiente.
A topografia do terreno é acidentada e forma um mirante natural voltado para o sol poente. Por isso, a fachada oeste foi potencializada com uma área externa de 85 m², onde, também ficou garantida a mesma lógica da casa, construíndo a área gourmet com blocos estruturais e uma infraestrutura básica de cozinha concebida com elementos pré-moldados de concreto armado, já no desnível brusco de 6m entre as duas plataformas do terreno foi construída uma varanda suspensa - estruturada por bambu Mossô e Hatiku, tratado e exposto e deck com madeira de reuso de antigos assoalhos -, de 40 m².
A resiliência da Ecocasa Atelier é multifacetada, o que se apresenta em seu uso, pois cumpre seu escopo mesmo em pandemia e hoje serve como fonte de renda primária dos moradores graças ao aluguel por temporada. Demonstra-se também através do canteiro de obras ecológico, que contou com uma estrutura provisória de bambu para estocar materiais e a implantação de um banheiro seco para os operários. Outro exemplo é o ciclo das águas completo na propriedade (poço semi-artesiano, tratamento de esgoto com biodigestor e bacia de infiltração). E, além de utilizar a terra do próprio terreno para a construção das paredes de taipa de pilão, todas as madeiras da casa são de reuso. A ecocasa já foi também palco de um curso de capacitação aberto ao público sobre projetos e estruturas em bambu.
Conciliando técnicas de construção convencionais com bioconstrução foi possível, em apenas um ano, transformar um terreno vazio com uma pequena reserva de mata em uma ecocasa dos sonhos.