-
Arquitetos: LEIVA arquitetura
- Área: 75 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Gabriel Konrath
-
Fabricantes: GRAPHISOFT, Inovare Decore, Lumion, Marisa Cortinas, SS esquadrias, Sika - Koromix
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes nos procuraram pra realizar um sonho antigo: construir a casa própria no campo e viver na tranquilidade da área rural, depois de voltarem da capital Porto Alegre para o interior. O ritmo e a qualidade de vida são outros: poder sentar na varanda e ouvir o canto dos pássaros, poder respirar o ar puro e sentar no sol qualquer hora do dia, mexer na terra e até colher seus próprios alimentos. Os recursos eram limitados e assim optou-se por fazer a construção pelo programa Minha Casa Minha Vida – faixa 01, o que direcionou o projeto desde o início: não podíamos fazer um projeto que corresse o risco do cliente não conseguir concluir. E assim iniciamos. O cliente tinha três desejos muito bem pontuados: queria a vista do pôr do sol da sua sala, queria usar tijolo aparente e queria privacidade.
Depois de testar diversas opções de layout, na casa que deveria ter no máximo 75m², chegamos à conclusão: descolar a área social da área íntima, e colocar pátios internos nas laterais, centralizando a circulação. Assim, garantimos a iluminação natural abundante na área social, a ventilação cruzada na casa, a sensação de amplitude apesar da pequena área construída e ainda um espaço privado de descanso, dentro da casa. E foi amor a primeira vista. Os clientes captaram a ideia e as vantagens dos pátios logo na primeira apresentação do projeto! Com a ideia do tijolo aparente seguimos a linguagem de toda a casa: usamos o tijolo gres maciço, aumentando o conforto térmico da casa, seguimos com as instalações elétricas aparentes e também a estrutura de concreto. Garantindo a linguagem única dos materiais e atrelando ao custo, que também seria reduzido. O telhado em formato tradicional de duas águas, assim como as esquadrias em madeira quadriculada, contrapõe com os materiais mais ‘frios’ utilizados e trazem aquela sensação de lar. Um janelão de quatro metros foi colocado em toda a extensão da sala, garantindo a vista do pôr do sol e dos morros do entorno – o Morro da Manteiga! Para o fechamento dos pátios, garantindo a privacidade, mas também a ventilação, criamos um cobogó com o próprio tijolo gres, descolando os dois volumes – área social e área íntima.
A casa será ampliada futuramente e suas ampliações já foram projetadas, evitando que o que foi construído seja quebrado e garantindo o conforto térmico das ampliações. Para isso já foi utilizada uma porta camarão na área da cozinha/jantar, que futuramente irá se integrar com a garagem e a lavanderia, que ficará, por enquanto, em um dos pátios. É um projeto muito significativo pra nós, pois mostra que uma casa construída com recursos limitados, pelo Minha Casa Minha Vida, não precisa ser uma casa ‘padrão’, sem estudo de conforto térmico ou de materialidade.