-
Arquitetos: Wooyo Architecture
- Área: 520 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:YHLAA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto teve como base a atual fé cristã, que pode ser visto, primeiramente, na estrutura em cruz do edifício, a qual não só sustenta a cobertura, mas também zela pela imagem da igreja cristã católica. Além disso, a fé da comunidade local é traduzida para a arquitetura referindo-se ao céu cristão católico a partir da cobertura arqueada e translúcida.
Neste projeto, a humanidade está ao mesmo tempo, separada e integrada à natureza, já que a clareira na mata é preenchida pela construção. A paisagem natural do entorno, com seus 6 metros de altura, é a natureza onipresente.
Localizados em uma remota área montanhosa, onde o transporte é bastante inconveniente, a área destinada ao edifício era ocupada por antiga estrutura inacabada de uma igreja da década de 1980. Mesmo que sem estar finalizada, esta era a estrutura que os fiéis locais usaram durante esses 30 anos. Depois de uma campanha de arrecadação de recursos, o térreo foi terminado e transformado em um abrigo para mulheres e crianças, enquanto a igreja foi construída no primeiro pavimento.
O espaço interno da capela pode ser utilizado de diferentes madeiras. Por detrás do púlpito, pode-se chegar ao deck da varanda, onde podem ocorrer várias atividades como apreciação das vistas do entorno, ou ainda cerimônias como casamentos, promovendo assim, oportunidades monetárias para a comunidade local.
O edifício usa estrutura metálica, e madeira em sua construção, materiais que foram processados na base da montanha antes de serem transferidos para o local da igreja e serem montados. Os resíduos da construção foram transformados em planos ou superfícies de parede, cumprindo assim a meta de zero resíduos.
Dado o clima quente de Taiwan, a estrutura do telhado reduz a quantidade de luz solar direta que entra pelas aberturas. As paredes mantêm o espaço interno com ar fresco, bloqueando o calor externo e reduzindo o custo de energia.