-
Arquitetos: SPASM Design Architects
- Área: 9450 ft²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Umang Shah
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes, para quem já projetamos e construímos duas casas, vêm de Mandvi. A família tem se destacado em seus empreendimentos comerciais e tem realizado muitas atividades filantrópicas na região. Este projeto em particular trata-se da construção de instalações de laboratório para meninas estudantes do 12º ano.
A ideia era conservar a única árvore existente no local, um terreno muito limitador e de difícil acesso. Vimos isto como uma enorme oportunidade de criar um projeto que integrasse alguns princípios científicos na própria construção. O método construtivo escolhido foi estrutura metálica em uma malha de 1,2m x 1,2m usando perfis de seção tubular quadrada, soldados e montados após a entrega no local como um kit de peças. Os laboratórios tem a planta livre sem pilares e nas fachadas foi usado um guarda-corpo em perfis metálicos esbeltos, e paredes com elementos vazados em forma de cone, fabricados por uma comunidade local de ceramistas.
O objetivo é fazer com que os laboratórios sejam bem iluminados, porém confortáveis em termos de temperatura, através do resfriamento evaporativo por meio uma técnica tradicional indiana que utiliza persianas molhadas feitas de palha natural de grama Vetiver, ou Khus, para umidificar o ambiente, e telas de plantas trepadeiras. O efeito Venturi produzido pelo fluxo de ar que atravessa as aberturas em cone nas paredes, contribui para o resfriamento natural de todos os andares. Painéis solares fornecem energia adicional para a iluminação durante a noite e água quente necessária para o laboratório.