-
Arquitetos: David Chipperfield Architects
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Dornbracht
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Neue Nationalgalerie em Berlim é um ícone da arquitetura do século XX. Projetada e construída entre 1963 e 1968, a estrutura de aço e vidro é a única edificação projetada por Ludwig Mies van der Rohe na Europa depois da sua emigração para os Estados Unidos.
Depois de quase cinquenta anos de uso intensivo, o edifício exigia uma remodelação detalhada. A construção existente foi remodelada e atualizada de acordo com as normas técnicas atuais, com um mínimo de compromisso visual com a aparência original do edifício. As melhorias funcionais e técnicas incluem ar condicionado, iluminação artificial, segurança e instalações para visitantes, tais como a chapelaria, o café e a loja do museu, assim como a melhoria do acesso a pessoas com deficiência e do tratamento da arte.
A necessidade de uma reparação extensiva da estrutura em concreto armado e a renovação completa dos serviços técnicos do edifício exigiu uma intervenção profunda. A fim de expor a estrutura da construção, cerca de 35.000 componentes originais do edifício, tais como o revestimento de pedra e todos os acabamentos internos, foram desmontados. Após a sua restauração e modificação, quando necessário, esses elementos foram reinstalados nas suas posições originais precisas.
A chave para o complexo processo de planejamento deste projeto foi encontrar um equilíbrio adequado entre a conservação do monumento e a utilização do edifício como um museu moderno. As intervenções inevitáveis na construção original no contexto deste processo tinham de ser conciliadas com a máxima preservação possível da matéria original. Embora as adições essenciais permaneçam subordinadas à concepção do edifício existente, são, no entanto, discretamente legíveis como elementos contemporâneos. O projeto de remodelação não representa uma nova interpretação, mas sim uma reparação respeitosa deste edifício de referência do Estilo Internacional.