-
Arquitetos: Ramos Castellano Arquitectos
- Área: 390 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Sergio Pirrone
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente, Cabo Verde, África Ocidental, está se expandindo rapidamente, com 50% da população com menos de 25 anos e com um fluxo turístico em constante crescimento.
O terreno de 60 m2 está localizado na rua comercial do centro da cidade. Uma rua que nos últimos 15 anos transformou a sua arquitetura, passando de residencial, com tradicionais casarões multicores, a pequenos edifícios de apartamentos com 4 pavimentos e com possibilidade de beiral de um metro na via pública. Como poderíamos criar uma transição harmoniosa entre o antigo existente, o novo e os dois volumes nas laterais do terreno? Acima de tudo, como poderíamos transmitir, através de uma fachada vertical de 4 andares, a mesma alegria que havia na arquitetura tradicional, combinando-a com um novo programa?
No térreo, com 120 m2 para utilização comercial e colaborativa em dois níveis, o projeto procura criar um diálogo direto entre o espaço interno e a rua por meio das aberturas. Os apartamentos, 6 de 29 m2 cada, mais o ático de 60 m2, foram concebidos de forma a permitir que o espaço seja utilizado da maneira mais flexível e adaptável possível.
As aberturas visam criar uma relação interna-externa, filtrando e selecionando as vistas que contribuem para a calma e concentração interna, ao mesmo tempo em que criam uma relação de posicionamento e dimensão com a arquitetura dos dois edifícios laterais.
O cromatismo das janelas tem uma relação direta com a paleta cromática já presente na arquitetura tradicional cabo-verdiana, e o movimento das aberturas absorve e transfere um dinamismo e um diálogo com a rua e sobretudo com a estereometria dos edifícios vizinhos. Artesanato local e madeira certificada para os móveis, ventilação cruzada para a climatização natural dos apartamentos, foram algumas estratégias utilizadas.
O mobiliário interno segue a mesma lógica de flexibilidade do espaço que a arquitetura manifesta, criando um conjunto harmonioso e dinâmico de relações entre o ambiente construído e o ser humano. A sensação é de um espaço calmo do dentro de um fluxo em constante movimento.